Vitor Roque faz gol e é expulso em vitória do Barcelona sobre o Alavés
O Barcelona assumiu provisoriamente o 3º lugar, com 50 pontos, cinco à frente do Athletic Bilbao (5º). Para manter a posição, o time de Xavi precisa de um tropeço do Atlético de Madrid contra o Real Madrid, no domingo (4). Os culés voltam a campo no próximo domingo (11), contra o Granada, em casa.
Confira a classificação atualizada de LaLiga
Já o Alavés caiu para 12º, com 26 pontos. A equipe basca tem 10 pontos de vantagem sobre o primeiro time do Z3, Cádiz, que ainda joga na rodada. O próximo compromisso é contra o Villarreal, no sábado (10), novamente em casa.
Montanha-russa de Vitor Roque
Xavi colocou Vitor Roque em campo aos 14 do segundo tempo, no lugar de Gündogan, quando o Barça vencia por 2 a 1. Assim como no duelo contra o Osasuna, na quarta (31), o brasileiro precisou de pouquíssimo tempo para deixar sua marca. Ele aproveitou passe de Héctor Fort, aos 18, e bateu rasteiro no canto.
Quando tudo parecia conspirar a favor, Vitor Roque sofreu um baque. O atacante levou dois amarelos, aos 22 e aos 27, e acabou expulso. Ambos os cartões foram exagerados, em faltas duvidosas assinaladas pelo árbitro José Luis Munuera Montero.
Vitória tranquila
O Barcelona apresentou um nível superior ao das últimas atuações e construiu o resultado com justiça. O destaque da vitória foi o meia Gündogan. O alemão serviu Lewandowski para abrir o placar, no primeiro tempo, e anotou um golaço na volta do intervalo, com passe de Pedri.
O Alavés deu um susto logo na sequência e descontou, com Samu Omorodion, mas o gol de Vitor Roque devolveu a tranquilidade ao Barça. Mesmo com um a menos, após a expulsão do brasileiro, o time catalão administrou a vantagem sem correr riscos.