Xavi anuncia que deixará o Barcelona ao final da temporada
Algo estava se formando no Estádio Olímpico Lluís Companys após a goleada sofrida.
Pouco antes das 22h (horário local), Xavi Hernández finalmente apareceu para a coletiva de imprensa. Com as presenças do seu irmão Óscar e da sua esposa, ele anunciou: "Não serei mais o técnico do Barça na próxima temporada", acrescentando logo depois que "é senso comum pensar primeiro no clube".
“No dia 30 de junho, deixarei o clube, é uma decisão que tomei com o presidente, com a comissão técnica”, disse Xavi aos repórteres. "É preciso uma mudança de dinâmica, não tenho dúvidas disso. O presidente Joan Laporta entendeu isso. Esta decisão é realmente necessária", acrescentou.
Xavi já vinha pensando nesta decisão há vários dias. As recentes derrotas para o Real Madrid, na final da Supercopa (4 a 1), para o Athletic na Copa do Rei (4 a 2), e para o Submarino Amarelo (5 a 3), neste sábado (27), aceleraram seu anúncio.
Sem jogar a toalha
Apesar da tristeza pelos resultados recentes, Xavi garantiu dedicação total para terminar a temporada com saldo positivo. “Estou otimista, mais do que nunca. Faremos tudo, inclusive na La Liga. Amanhã falarei com os jogadores, os vi muito afetados por esta derrota.
"Acho que tivemos que tomar uma decisão corajosa, como esta. Sou um homem do clube, sem dúvida. Dei tudo e darei tudo nestes últimos quatro meses para fazer a alegria dos torcedores", indicou.
A família foi lembrada por Xavi durante a coletiva, com o treinador devendo se afastar do mundo da bola por algum tempo, decisão similar a de Jürgen Klopp, técnico do Liverpool.
"Tenho estado menos com minha família e eles sofreram com isso. Foi assim por toda a minha vida, ficarei em casa com eles por um tempo", revela.