Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Xavi defende Lewa e rendimento do Barça: "Gostaria de ganhar sempre por 1 a 0"

Josias Pereira e Daniel Núñez
Xavi discutiu com o árbitro em uma ocasião do jogo
Xavi discutiu com o árbitro em uma ocasião do jogoLLUIS GENE / AFP
Xavi Hernández foi muito claro em entrevista coletiva após a vitória magra sobre o Atlético de Madrid neste domingo (23), resultado que fez o Barça voltar a ter 11 pontos de frente sobre o Real Madrid e seguir a passos largos rumo à conquista de LaLiga.

Xavi Hernández disse que ainda não se sente campeão, sentimento que ele vem passando aos seus comandados, embora reconheça que a situação atual do Barça é "privilegiada". O catalão acredita que o retorno de Pedri González irá "melhorar a equipe" e que Robert Lewandowski terá mais oportunidades de marcar gols a partir de agora.

Ele também deixou claro que não está pensando no que vai acontecer durante a próxima janela de transferências e que seu único foco é ganhar o campeonato, o que ele define como "crucial e vital".

"Ficou claro para nós que voltar e ajudar na defesa foi muito importante. Ferran e Raphinha fizeram isso. Tanto Nahuel quanto Carrasco têm muita força física e tivemos que igualar isso. Pedri também contribuiu muito, assim como Frenkie, porque eles trazem muita calma e são jogadores vitais, mas além da parte individual, acho que jogamos um jogo muito bom", analisou Xavi.

"A vitória foi fundamental depois de dois empates e é mais um passo em direção ao título. Estou muito satisfeito com a forma que nos portamos", completou o treinador.

Satisfação e alegria

Ele também fez referência ao bom trabalho de Ter Stegen, que foi fundamental para que o Barcelona sofresse apenas nove gols na atual temporada, um fato que "surpreende" o próprio Xavi: "Ele (Ter Stegen) é um dos três melhores goleiros do mundo e eu tenho confiança total nele. Ele está em um nível extraordinário e isso nos deixa tranquilos. A linha defensiva também melhorou, com uma linha alta. Portanto, não é apenas Marc que tem sido decisivo em muitos momentos da temporada. A pressão depois da perda da bola é fundamental", disse ele.

"O panorama é empolgante, mas nada está ganho ainda. Agora temos que ir a Vallecas, que é um estádio realmente difícil de se jogar, que sempre há pressão, e o Rayo é uma grande equipe. Hoje superamos uma grande equipe e tivemos que vencê-los para eliminá-los da corrida pela liga, pois eles não perdiam desde que nós os vencemos lá no Metropolitano. Acho que a vitória é merecida e hoje estamos especialmente felizes e satisfeitos", comentou o treinador após o apito final.

Xavi defende Lewandowski

Xavi também foi questionado sobre a má forma do atacante polonês e o defendeu: "Essa é a vida de um atacante. Hoje, Ferran era o cara mais feliz do mundo e ele merece isso. Ansu não jogou muito e Raphinha não marcou gol, mas todos saíram felizes pela vitória do time. Lewandowski é o artilheiro da liga com 17 gols, então você pode imaginar como todos estão felizes com o resultado".

"Gostaria que ganhássemos todos os jogos por 1 a 0. Isso não nos incomoda. É difícil ganhar por mais de um gol", disse o treinador. Apesar destas declarações, ele indicou que sua equipe poderia ter feito 2 a 0 "ou até mais", embora ele não tenha escondido o fato de que os visitantes tinham chances de empatar. "É uma tendência que vem acontecendo conosco nesta temporada, o fato de não matarmos os jogos". "Falamos sempre da mesma coisa, que no final sofremos", acrescentou ele com um certo desconforto apesar da vitória.