Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Xavi: "Gostaria de ganhar a LaLiga o mais rápido possível, não podemos escolher"

César Suárez
Xavi na coletiva de imprensa antes da partida contra o Osasuna
Xavi na coletiva de imprensa antes da partida contra o OsasunaFCBarcelona
Xavi Hernández (43) já está saboreando o título da LaLiga, o primeiro de sua carreira como técnico. Se o Barça vencer o Osasuna nesta terça-feira e o Real Madrid perder para a Real Sociedad, a próxima rodada poderá ser o dia da taça ser confirmada contra o Espanyol, na casa do adversário, maior rival da cidade da Catalunha.

É claro que a morbidez seria atendida se ocorresse um evento como esse, o de levantar o título no campo do outro eterno rival do Barcelona. Para que isso aconteça, uma série de resultados teria que acontecer, especialmente considerando que o próximo rival, o Osasuna, estará mais concentrado na final da Copa do Rei.

Xavi, de qualquer forma, não quer ser complacente. Ele não quer falar sobre o futuro, apenas sobre o presente imediato e não quer esperar para ser campeão, o que, segundo ele, seria um sucesso com mérito extraordinário. Foi o que ele disse na coletiva de imprensa antes do jogo desta terça feira. 

Jogo contra o Osasuna: Não sabemos qual será a escalação do time amanhã. Eles têm possivelmente o jogo mais importante de sua história. É um adversário difícil. Eles estão indo muito bem. Temos de repetir o jogo contra o Betis e entrar em campo com muita energia.

Campeão em Cornellà: Eu gostaria de ganhar a LaLiga o mais rápido possível. Nós precisamos disso como equipe, os jogadores, a equipe, seria uma ótima temporada. Se for em Cornellà, não podemos escolher. Se conseguirmos mais de 100 pontos, não podemos fazer isso. A LaLiga tem de ser conquistada independentemente de onde for, mas tudo depende de vencer o Osasuna, que são três pontos vitais.

-Lewandowski: Ele está voltando ao seu melhor, não só por causa dos gols, mas também pela maneira como joga junto, pelo seu dinamismo. Às vezes você não está tão afiado ou confiante, mas ele está maduro. Os dois últimos jogos foram muito bons e a temporada está sendo brilhante.

A melhor virtude para vencer a LaLiga: Se formos campeões, falaremos sobre isso. Fomos uma equipe, um bloco, todos priorizaram a equipe em detrimento dos indivíduos, e foi isso que nos fez ganhar a Supercopa em janeiro, para agora estarmos 11 pontos a frente do Madrid. Ser uma equipe é muito importante.

-Elogios de Ancelotti: No ano passado, parabenizamos o Madri nesta fase, quando eles quase foram campeões. Nós, profissionais, sabemos que a LaLiga é vencida pelos melhores, os números estão aí. As competições de mata-mata são mais injustas do que a LaLiga, porque você tem um momento ruim e acaba fora da competição. Ainda não está ganho, mas agradeço a Ancelotti por suas palavras.

Uma vez conquistada a LaLiga, dar oportunidades aos jogadores: Tudo é importante, para terminar com uma boa sensação, temos de fazer um diagnóstico. Ainda não vencemos, temos jogos complicados pela frente, vamos avaliar o que faremos quando vencermos, mas todo jogo é importante para um jogador do Barça.

Milagre vencer a LaLiga com tanta diferença: Não, mas é um grande mérito estar onde estamos. Já tiramos a Supercopa do Madrid em uma final, e é um milagre como isso foi feito. Estamos em um processo de construção, embora as pessoas não queiram ouvir isso. Mas temos de construir a equipe vencendo, e essa liga é muito importante para o clube, pois nos daria estabilidade. Não é um milagre porque o clube fez um esforço econômico, o objetivo era ganhar títulos e é aqui que estamos.

Sofrimento e prazer: Estou me divertindo desde janeiro como técnico do Barça. Antes era mais sofrimento do que prazer, mas isso faz parte do processo, não há mais nada a fazer a não ser trabalhar, insistir, convencer os jogadores de que estávamos indo bem com essa ideia. Agora tenho a sensação de que estou gostando, agora sim.

Comemorando a vitória do Osasuna e do City sobre o Madri: Suponho que os torcedores sim, os torcedores do Barça certamente sim. Nós, profissionais, valorizamos a conquista de uma Supercopa e também de uma liga, independentemente de o Madrid ou o City ganharem outra coisa. Se ganharmos a LaLiga, será uma temporada muito positiva.

Melhor ganhar a LaLiga no Camp Nou: Se puder escolher, é melhor em casa, mas queremos ser campeões e levantar a taça o mais rápido possível. Não dá para escolher.

Contratações para a próxima temporada: Estamos muito concentrados nesta temporada, temos de melhorar, ser mais competitivos nas competições eliminatórias. Lá não estivemos no nível exigido pelo Barça, mas é claro que temos de melhorar na próxima temporada.

A melhor equipe do mundo para Xavi

Possível triplo do City: Para mim, eles são o melhor time do mundo, jogam um futebol muito bom, têm o melhor técnico, agora são um espelho para nós, seria totalmente justo ganhar a tríplice coroa e muito mais.

Pedri é especial, diferencial, não temos dois ou três, temos apenas um. É como quando Robert (Lewandowski) ou Dembélé não jogam, sentimos falta dele. Temos de melhorar muito e fazer isso quando eles não forem tão decisivos.

Ansu Fati: Ele está bem, calmo, foi muito bem quando entrou em campo no outro dia, especialmente envolvido nas tarefas, muito dinâmico e com vontade, o que ele precisa fazer quando tiver minutos e mostrar que tem nível para ser competitivo.

Rafa é muito importante, eles jogaram muitas partidas juntos, bons jogadores sempre se adaptam bem. Rafa está fazendo uma ótima temporada, eu disse a ele pessoalmente outro dia. Números, trabalho, ele está fazendo a diferença, estou muito feliz com ele, muito feliz.

Recorde de jogos de Ter Stegen sem sofrer gols: Em um time como o Barça, que se expõe defensivamente, que joga com uma linha alta, temos sido espetaculares na defesa. Somos um time muito ofensivo há 25 anos, com muitos riscos na defesa.

Christensen, uma das melhores contratações: Sim, desta temporada e dos últimos anos, com certeza. Ele é um zagueiro extraordinário, entende como jogar como homem livre, é um meio-campista que joga na defesa, é uma contratação extraordinária, muito boa.