Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sete detidos na Holanda após ataque a famílias de jogadores do West Ham

Reuters
Os torcedores do time da casa atacaram contingente do West Ham
Os torcedores do time da casa atacaram contingente do West Ham Reuters
Um total de 26 homens envolvidos em tentativas de ataque a familiares e amigos de jogadores do West Ham United na Holanda, na semana passada, se apresentaram à polícia, com sete detidos e outros 10 ainda sendo procurados, informou a mídia holandesa na quarta-feira.

A polícia holandesa usou um programa de televisão na terça-feira para pedir ajuda para tentar identificar os hooligans, mostrando imagens de suspeitos envolvidos no ataque no final do jogo de volta da semifinal da Liga Europa Conference, na quinta-feira, entre o AZ Alkmaar e o clube londrino.

A polícia holandesa identificou 24 torcedores como suspeitos do ataque aparentemente premeditado no Estádio do AZ, em Alkmaar, após a derrota do clube da casa. Mais pessoas do que se imaginava envolvidas se apresentaram à polícia, embora 10 da lista inicial de 24 ainda estejam sendo procuradas.

A polícia havia dado aos envolvidos um prazo até terça-feira para se apresentarem, caso contrário suas imagens seriam exibidas em um programa de televisão nacional chamado "Opsporing verzocht" (investigação solicitada), que transmite apelos para a identificação de criminosos capturados pelas câmeras, suspeitos, pessoas desaparecidas ou corpos não identificados.

"Havia pessoas que não estávamos procurando inicialmente, mas que tinham medo de aparecer em uma das fotos", disse um porta-voz da polícia ao jornal Algemeen Dagblad. "Portanto, não é o caso de todos eles serem automaticamente suspeitos de violência aberta."

Fotos tiradas por câmeras de segurança de 10 homens envolvidos nos ataques foram exibidas na TV na terça-feira. Elas também foram postadas no site do programa.

Os torcedores do time da casa quebraram uma cerca e atacaram o contingente do West Ham sentado em uma seção reservada atrás do banco de reservas do seu próprio time no Estádio AZ após o apito final.

Houve uma briga na qual os jogadores do West Ham, incluindo o capitão Declan Rice, tentaram intervir, e vários deles correram para ajudar parentes e amigos que estavam sendo ameaçados.

Um garoto menor de idade chutou um jogador do West Ham, como mostrou o programa de TV, ocultando seu rosto.

O ataque foi condenado pelo AZ Alkmaar, que chamou as ações de seus torcedores de "vergonhosas".

Enquanto isso, a prefeitura de Nijmegen proibiu a presença de torcedores do AZ no jogo de domingo do campeonato holandês contra o time da casa, o NEC.

As proibições de viagens de torcedores na Holanda são comuns para evitar possíveis violências nos estádios.