Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Técnico de clube português pede demissão após vitória na 1ª rodada da liga

André Guerra e Alex Xavier
Moreno deixou o Vitória de Guimarães no início da temporada
Moreno deixou o Vitória de Guimarães no início da temporadaLUSA
Moreno Teixeira anunciou neste domingo (13) que não é mais o técnico do Vitória de Guimarães. O surpreendente pedido de demissão veio após sua equipe vencer o Estrela da Amadora na abertura da Liga Portugal.

O motivo do desligamento, explicou o técnico, foi a derrota na classificatória para a Liga Conferência, que fez com que o Vitória de Guimarães ficasse de fora de competições europeias na temporada.

"Essa mesma responsabilidade (que me fez aceitar o cargo) faz-me perceber que o ciclo do Moreno fecha-se aqui. As razões são muito claras, a desilusão do jogo de quinta-feira (10), não é uma vitória ou três no campeonato que a apagam", disse o técnico, discursando em terceira pessoa.

Na última quinta, o Vitória perdeu nos pênaltis para o Celje, da Eslovênia, na pré-eliminatória da Liga Conferência Europa.

"É uma derrota que deixa marcas. A responsabilidade faz-me perceber que, neste momento, o melhor para todos, essencialmente para o clube, é que o ciclo do Moreno se feche", completou o técnico, acrescentando que "havia um clima de desconfiança" após a eliminação.

“Entendo o desgaste. Respeitamos a decisão. Ele teve coragem, fez crescer jovens e ajudou-nos na realização financeira. Lamento essa decisão inesperada. Temos de entender a decisão. É um grande vitoriano e um grande homem”, disse o presidente do clube, António Miguel Cardoso, que também participou da coletiva após a vitória de 1 a 0 contra o Estrela.

Moreno, de 41 anos, assumiu a equipe vimaranense em julho do ano passado. Com 47 jogos à frente do time, ele levou o Guimarães ao sexto lugar da edição anterior do campeonato, classificando a equipe para as preliminares da Liga Conferência.

Raro, mas não inédito

Moreno Teixeira é o quarto treinador neste século a deixar um clube português após a primeira rodada da liga.

É preciso voltar 12 anos para encontrar o último caso semelhante e, curiosamente, também com o Vitória de Guimarães, no início da temporada 2011/12, quando Manuel Machado deixou o time.

O caso mais midiático foi o de Fernando Santos. O antigo treinador da seleção portuguesa não resistiu a um empate com o Leixões (1x1) e deixou o Benfica após a primeira rodada em 2007.

Em 2004/05, Manuel Cajuda foi demitido do Marítimo após perder em casa de 3 a 0 para o Belenenses.