Técnico de clube português pede demissão após vitória na 1ª rodada da liga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Técnico de clube português pede demissão após vitória na 1ª rodada da liga

Moreno deixou o Vitória de Guimarães no início da temporada
Moreno deixou o Vitória de Guimarães no início da temporadaLUSA
Moreno Teixeira anunciou neste domingo (13) que não é mais o técnico do Vitória de Guimarães. O surpreendente pedido de demissão veio após sua equipe vencer o Estrela da Amadora na abertura da Liga Portugal.

O motivo do desligamento, explicou o técnico, foi a derrota na classificatória para a Liga Conferência, que fez com que o Vitória de Guimarães ficasse de fora de competições europeias na temporada.

"Essa mesma responsabilidade (que me fez aceitar o cargo) faz-me perceber que o ciclo do Moreno fecha-se aqui. As razões são muito claras, a desilusão do jogo de quinta-feira (10), não é uma vitória ou três no campeonato que a apagam", disse o técnico, discursando em terceira pessoa.

Na última quinta, o Vitória perdeu nos pênaltis para o Celje, da Eslovênia, na pré-eliminatória da Liga Conferência Europa.

"É uma derrota que deixa marcas. A responsabilidade faz-me perceber que, neste momento, o melhor para todos, essencialmente para o clube, é que o ciclo do Moreno se feche", completou o técnico, acrescentando que "havia um clima de desconfiança" após a eliminação.

“Entendo o desgaste. Respeitamos a decisão. Ele teve coragem, fez crescer jovens e ajudou-nos na realização financeira. Lamento essa decisão inesperada. Temos de entender a decisão. É um grande vitoriano e um grande homem”, disse o presidente do clube, António Miguel Cardoso, que também participou da coletiva após a vitória de 1 a 0 contra o Estrela.

Moreno, de 41 anos, assumiu a equipe vimaranense em julho do ano passado. Com 47 jogos à frente do time, ele levou o Guimarães ao sexto lugar da edição anterior do campeonato, classificando a equipe para as preliminares da Liga Conferência.

Raro, mas não inédito

Moreno Teixeira é o quarto treinador neste século a deixar um clube português após a primeira rodada da liga.

É preciso voltar 12 anos para encontrar o último caso semelhante e, curiosamente, também com o Vitória de Guimarães, no início da temporada 2011/12, quando Manuel Machado deixou o time.

O caso mais midiático foi o de Fernando Santos. O antigo treinador da seleção portuguesa não resistiu a um empate com o Leixões (1x1) e deixou o Benfica após a primeira rodada em 2007.

Em 2004/05, Manuel Cajuda foi demitido do Marítimo após perder em casa de 3 a 0 para o Belenenses.