Itália vence Bélgica e garante vaga nas quartas da Liga das Nações
O resultado garantiu a vaga nas quartas de final para os italianos. A Azzurra chegou aos 13 pontos, 9 a mais que a Bélgica, seleção que ocupa a 3ª colocação. A Itália está muito perto também de garantir a liderança do Grupo 2. Para perder a ponta, o time de Luciano Spalletti precisa perder por 3 gols de diferença para a França.
Veja a classificação atualizada da Liga das Nações
As duas seleções voltam a atuar no domingo (17), pela última rodada da fase de grupos. A Itália duela com a França em San Siro; a Bélgica joga contra Israel na Bozsik Aréna, em Budapeste, na Hungria.
Um tempo para cada
A primeira metade do duelo em Bruxelas só teve um time em campo. A Itália dominou completamente o jogo e abriu o placar muito rápido. Um grande passe de Nicolò Barella encontrou Giovanni Di Lorenzo na área. O camisa 22 da Azzurra ganhou da zaga e rolou para Sandro Tonali tocar para o gol vazio. A ampla superioridade não gerou um grande volume de chances, mas foi o suficiente para não deixar a Bélgica.
O intervalo mudou a dinâmica da partida e a Bélgica voltou mais ofensiva, já que precisava virar para se manter viva na competição. Os primeiros minutos foram de blitz. Zeno Debast, Arne Engels e Leandro Trossard assustaram Gianluigi Donnarumma. A Itália rapidamente respondeu com Mateo Retegui, Barella e Di Lorenzo. O duelo ficou lá e cá por alguns minutos eletrizantes.
A Bélgica evitou que a Itália ampliasse e criou mais algumas chances até o fim do jogo. A melhor delas com o zagueiro Wout Faes, que acertou a trave de Donnarumma e ficou perto do empate. Ao fim, a seleção italiana ficou com a vitória e a vaga nas quartas de final.