Klopp? Guardiola? Veja 5 técnicos cotados para assumir a Inglaterra
Southgate pediu demissão após oito anos no cargo, e a Federação Inglesa de Futebol (FA) espera achar um substituto com urgência.
A Inglaterra enfrentará a Irlanda na partida de abertura da Liga das Nações, em 7 de setembro.
Confira abaixo os 5 nomes mais cotados para assumir o comando da seleção inglesa:
Graham Potter
Atualmente disponível no mercado e com experiência na Premier League, Graham Potter é provavelmente o favorito das casas de apostas britânicas para assumir o lugar de Southgate.
A contratação do ex-técnico do Brighton e do Chelsea faria sentido sea FA quiser continuar com um futebol semelhante ao que levou os ingleses a duas finais da Eurocopa.
Eddie Howe
Não muito diferente do estilo de Potter, Eddie Howe possui ainda mais experiência na Premier League, mas o técnico está muito bem empregado no Newcastle.
Embora treinadores possam trabalhar para uma seleção e um clube ao mesmo tempo, a prática é incomum.
O ex-técnico do Bournemouth há muito tempo vem sendo cotado para o cargo de técnico da Inglaterra, e uma oferta da FA poderia ser difíci de ser recusada.
Howe é definitivamente um nome que será discutido pelos dirigentes da FA.
Pep Guardiola
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, tem sido comentado entre os torcedores ingleses há algum tempo como o possível sucessor de Southgate.
No entanto, ainda não se sabe se o catalão terá apetite para assumir tal cargo depois que seu reinado no City terminar.
Guardiola ainda tem um ano de contrato com os Citizens e poderia topar um novo desafio na temporada seguinte.
Caso seja essa a decisão, a Inglaterra seria forçada a esperar e contratar um técnico interino para a próxima Liga das Nações – provalmente Lee Carsley, treinador da seleção sub-21.
Jürgen Klopp
Com sua recente saída do Liverpool, Jürgen Klopp não está empregado e é outro grande nome na mira dos torcedores e da mídia inglesa.
O estilo de futebol "heavy metal" de Klopp seria uma mudança considerável para o time.
No entanto, acredita-se que ele esteja interessado em um dia assumir o cargo de técnico da Alemanha, e talvez queira se manter disponível caso Julian Nagelsmann deixe a Mannschaft.
Sarina Wiegman
Seria difícil criar uma lista de nomes para substituir Southgate e não incluir uma pessoa que conseguiu mais conquistas com a seleção feminina do que a masculina.
Sarina Wiegman levou a Inglaterra a duas grandes finais - a Copa do Mundo Feminina e a Eurocopa Feminina -, e venceu a última.
Ainda não se sabe se ela desejaria essa mudança, mas isso a tornaria a primeira mulher na história a dirigir uma seleção nacional masculina.
A seleção inglesa feminina está no meio das eliminatórias para a Euro 2025.
Outros nomes
Os nomes de Mauricio Pochettino, Thomas Tuchel, Gary O'Neil e Lee Carsley (da seleção sub-21) também estão entre os cotados para assumir a seleção.