Rabiot faz 2 e França vence Itália fora de casa para fechar grupo da Nations na liderança
A vitória por dois gols de diferença era tudo que a França precisava para terminar a fase de classificação na liderança da chave. A Itália perdeu a posição justamente no último jogo diante de um concorrente direto, com os dois times se garantindo nas quartas de final, ambos com 13 pontos e campanha de 4 vitórias, um empate e uma derrota. Este foi o sexto jogo seguido da Itália, em casa, sem conseguir vencer os campeões mundiais de 1998.
Confira a classificação da Liga das Nações
A Bélgica terminou na 3ª posição da chave, precisando de um playoff para saber se seguirá na elite do torneio em 2025. Israel, com quatro pontos, jogará a Liga das Nações B na próxima temporada.
Veja os detalhes de Itália x França
Depois de ter perdido em casa para a Itália no turno da fase de grupos, a França precisava vencer para aumentar suas chances de terminar na liderança da chave. O melhor cenário de um gol no início se confirmou.
Cobrança de escanteio achou Rabiot livre para cabecear, com a zaga italiana sem conseguir afastar o remate. Apesar do 1 a 0 contra lhe manter na liderança, a Itália buscou igualar o marcador, com pouco sucesso na missão diante dos seus torcedores.
A defesa da França, bem postada, limitava as ações da Azzurra, pouco criativa e sem inspiração em sua parte ofensiva. A bola parada fez os Bleus dobrarem sua vantagem.
Liderança muda de lado
Aos 33 minutos, Digne cobrou falta com perfeição, com a bola batendo na trave e nas costas de Vicario antes de cruzar a linha para colocar os visitantes na liderança da chave. Os italianos voltaram a ocupar a ponta da classificação ao descontar apenas três minutos depois, em rara boa trama azul, que terminou com finalização de Cambiaso.
A França precisava marcar no segundo tempo e tratou de tomar a iniciativa para voltar a incomodar os anfitriões. A dificuldade de criação dos italianos era um ponto a favor dos Bleus, que estavam a apenas um gol da liderança para chegar com a motivação em alta nas quartas de final.
De novo ele
Rabiot voltou a mostrar qualidade na bola aérea, aos 20 minutos, aproveitando mais um erro italiano em lances cruzados em sua área. A finalização voltou a não dar chances para Vicario, recolocando a França na liderança. A Itália testou a paciência da torcida, que não via o time criar chances efetivas de diminuir o placar e retomar a primeira posição.
Diante de uma França bem postada em sua defesa - e com Maignan fazendo grande defesa nos acréscimos -, a Itália amargou a primeira derrota em jogo que vai colocar uma pedreira em seu caminho na próxima fase do torneio.