A deslumbrante era de Klopp no Liverpool: um homem de recordes prestes a deixar o clube

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A deslumbrante era de Klopp no Liverpool: um homem de recordes prestes a deixar o clube

Klopp tem sido uma das maiores personalidades da história do Liverpool
Klopp tem sido uma das maiores personalidades da história do LiverpoolProfimedia
Quando Jürgen Klopp deixar o cargo de técnico do Liverpool no final da atual temporada, será como um dos técnicos mais bem-sucedidos dos maiores clubes do mundo. O Flashscore, em colaboração com a Stats Perform, deu uma olhada em alguns dos recordes que o alemão de 56 anos quebrou durante seu tempo em Merseyside.

O tempo de Jürgen Norbert Klopp no Liverpool é uma era que ficará no coração das gerações passadas, presentes e futuras dos muitos torcedores do clube.

Desde a chegada do alemão vindo do Dortmund em 2015, seu tempo no comando foi caracterizado por um jogo incendiário de alta intensidade e pelo Gegenpress, o que o próprio Klopp chamou uma vez de "futebol heavy metal", além de uma série de troféus para acrescentar a uma galeria já abundante.

Sua porcentagem de vitórias, que no momento da redação deste artigo é de 60,7%, é a mais alta de qualquer técnico do Liverpool na história com pelo menos 100 jogos.

É claro que esses não são os únicos fatos interessantes que merecem ser observados ao analisar as quase nove temporadas em que "Der Jürgen" esteve à frente do clube de Anfield.

Em colaboração com a Stats Perform, damos uma olhada em alguns dos números que se destacam em uma impressionante conquista administrativa que transformou o esguio alemão de Stuttgart em um herói popular em Liverpool e fora dele (exceto, talvez, para alguns torcedores do Everton).

Três temporadas com uma porcentagem acima de 70%

Tanto em 2018/19 quanto em 2019/20, o Liverpool atingiu uma porcentagem de vitórias acima de 70%, o que é bastante impressionante. É claro que, na temporada 18/19, a coroa de glória foi a vitória de 2 a 0 sobre o Tottenham na Liga dos Campeões, que garantiu ao Liverpool sua sexta taça na competição.

Além disso, seus 97 pontos na liga naquela temporada, que incrivelmente não foram suficientes para vencer o campeonato, foram uma anomalia estatística da mais alta ordem.

Klopp e o Liverpool comemoram o título da CL em 2019.
Klopp e o Liverpool comemoram o título da CL em 2019.AFP

Entretanto, pode-se argumentar que a temporada 21/22 foi a mais impressionante de Klopp e do Liverpool.

O clube chegou a todas as finais possíveis. Eles fizeram isso com uma impressionante taxa de vitórias de 73% em 63 jogos. 

O clube foi vice-campeão ficando atrás do time de Pep Guardiola, o Manchester City, por apenas um ponto. E a final da Liga dos Campeões também foi perdida por um único gol para o Real Madrid.

Mas a pura perseverança demonstrada pela equipe durante uma temporada de alta intensidade e cheia de jogos merece grandes elogios.

Uma média de pontos superada apenas por Pep e Fergie

É prova de um padrão consistentemente alto o fato de que você pode olhar para o tempo do Liverpool sob o comando de Klopp e notar que ele tem uma média de 2,12 pontos por jogo desde outubro de 2015. Em seus 466 jogos no comando do clube até o momento, ele venceu 283 jogos, empatou 105 e perdeu 78.

Na Premier League, a média de vitórias foi de 62,8 pontos, enquanto na Liga dos Campeões foi de 61,5. Sua pior média é no Community Shield, em que o Liverpool venceu apenas uma vez e perdeu duas sob o comando de Klopp.

Fazendo a limpa

Klopp pode dizer com segurança que não há mais nada que ele possa conquistar para o Liverpool. O temperamental alemão pode assinalar quase tudo o que pode ser conquistado pelo clube.

Ele é o único técnico do Liverpool que venceu a Premier League, a Liga dos Campeões, a FA Cup, a EFL Cup, a Copa EFL, o Mundial de Clubes, a Supercopa da UEFA e o Community Shield.

Klopp ganhou simplesmente tudo que era possível com o Liverpool
Klopp ganhou simplesmente tudo que era possível com o LiverpoolProfimedia

Além disso, o clube perdeu duas finais da Liga dos Campeões (não mencione Lorius Karius nesse contexto), bem como uma final da Liga Europa, quando perdeu por 3 a 1 para o Sevilla em 2015-16. Mas a maioria dos torcedores do Liverpool consegue conviver com isso.

No grande esquema das coisas, no entanto, seus cinco títulos principais ainda o deixam atrás de Bob Paisley (13 títulos) e Bill Shankly e Kenny Dalglish, que ganharam seis títulos principais.

Adversários 

É claro que Klopp enfrentou uma grande variedade de clubes ingleses, principalmente os das duas primeiras divisões. Talvez surpreendentemente, não é o Manchester City, mas o Chelsea que tem sido o adversário temido do Liverpool sob o comando de Klopp.

Em 22 partidas, o Liverpool venceu apenas 27,3% dos jogos, principalmente devido a uma preponderância estatística de empates (6-12-4).

Nome de Klopp está marcado na história do Liverpool
Nome de Klopp está marcado na história do LiverpoolAFP

Entre os clubes que o Liverpool enfrentou em 10 jogos ou mais sob o comando de Klopp, o Bournemouth foi a experiência mais agradável para os torcedores dos Reds . Nos 15 confrontos entre as duas equipes, o Liverpool venceu 12, empatou um e perdeu dois.

O fato de os jogos contra o Manchester United não refletirem necessariamente a crise do arquirrival nas últimas temporadas pode ser comprovado pelo fato de o Liverpool ter uma porcentagem de vitórias de apenas 36,8% contra o United (7-8-4).

Os fiéis seguidores

Muitos diriam que o Liverpool estava em seu melhor momento quando o trio de ataque formado por Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohammed Salah estava em seu auge.

Salah tem sido extremamente valioso para Klopp.
Salah tem sido extremamente valioso para Klopp.AFP

Os dois certamente foram companheiros fiéis de Klopp, com Firmino sendo o jogador que mais atuou sob o comando de Klopp, com 355 partidas, enquanto Salah, que ainda está no clube, marcou até agora 204 gols sob o comando de Klopp em 332 partidas.

Desses, 151 foram marcados na Premier League, enquanto 42 foram marcados na Liga dos Campeões. Isso faz de Salah o jogador do Liverpool que mais marcou gols em ambas as competições (sob seus nomes atuais).

Números de Salah
Números de SalahFlashscore

Além disso, Salah também deu o maior número de assistências para o Liverpool sob o comando de Klopp, com 82 gols em todas as competições.

Além dos dois, James Milner, com 323 partidas, e Jordan Henderson, com 304 partidas em todas as competições, são os jogadores que marcaram a era Klopp em Anfield.

As honras individuais

Em um nível pessoal, Klopp ostenta nove prêmios de Técnico do Mês da Premier League (setembro de 2016, dezembro de 2018, março de 2019, agosto de 2019, setembro de 2019, novembro de 2019, dezembro de 2019, janeiro de 2020 e maio de 2021) e Técnico do Ano da Inglaterra em duas ocasiões distintas (2019/20, 2021/22).

Tanto em 2019 quanto em 2020, ele também foi nomeado o melhor técnico do mundo na premiação "The Best" da FIFA. Além disso, ele também foi homenageado como cidadão honorário de Liverpool, o chamado "Freedom of the City" .

É improvável que você encontre um alemão mais popular no Liverpool do que Klopp
É improvável que você encontre um alemão mais popular no Liverpool do que KloppProfimedia

Ele compartilha essa honra com o já mencionado Bob Paisley, Nelson Mandela, Gerry Brown de "Gerry & The Pacemakers", que escreveu o hino de Liverpool "You'll Never Walk Alone - e, é claro, os Beatles.

Seria uma pena dizer que o futuro técnico do clube terá de preencher um grande espaço. No momento em que este artigo está sendo escrito, a maioria está indicando o extremamente bem-sucedido ex-meio-campista geral do Liverpool, Xabi Alonso, para assumir o cargo.

O espanhol está no caminho certo para levar o Bayer Leverkusen a um título chocante como campeão alemão nesta temporada, com base em muitas das mesmas virtudes que Klopp defende.