Manchester City vence Inter de Milão e conquista Champions pela 1ª vez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Manchester City vence Inter de Milão e conquista Champions pela 1ª vez

Atualizada
Gündogan ergue a taça inédita da Champions para o City
Gündogan ergue a taça inédita da Champions para o CityAFP
O Manchester City é o campeão da Liga dos Campeões 2022/23. O título inédito veio com vitória por 1 a 0 sobre a Inter de Milão neste sábado (10), em final no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. O herói da conquista foi Rodri, que marcou aos 23 minutos do segundo tempo.

Além de conquistar a Champions pela primeira vez na história, o City se tornou o oitavo clube europeu a alcançar a Tríplice Coroa. Antes deste sábado, a equipe de Pep Guardiola venceu a Premier League e a Copa da Inglaterra. É apenas a segunda vez na história que um clube inglês consegue o feito, após o Manchester United em 1999.

Confira as estatísticas de Manchester City 1x0 Inter de Milão

O título europeu muda de vez o patamar do Manchester City no continente. Depois de muitas frustrações na última década, com um vice e eliminações traumáticas, o clube do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan alcançou o troféu tão desejado. A Champions se soma ao domínio doméstico dos Citizens, com cinco títulos ingleses em seis anos.

Rodri entra para a história

O gol do título inédito do City saiu dos pés de Rodri. Aos 23 do segundo tempo, Akanji fez boa jogada e encontrou Bernardo Silva na área. O português cruzou para trás e o volante espanhol apareceu como elemento surpresa para chapar no canto e abrir o placar.

O chute colocado de Rodri resolveu uma final dificílima para o Manchester City. O favoritismo inglês não se traduziu em domínio em campo, diante de uma Inter de Milão que se defendeu bem e criou suas chances. Os italianos desperdiçaram ao menos três ótimas oportunidades no segundo tempo.

Rodri vibra com gol do título do City
Rodri vibra com gol do título do CityAFP

Ederson brilha

Único brasileiro em campo, Ederson foi um dos grandes responsáveis pelo título do City. O goleiro começou a ser mais exigido no segundo tempo. Aos 13 minutos, com 0 a 0 no placar, corrigiu um erro da defesa e fechou bem o ângulo de Lautaro Martínez, que entrou sozinho na área.

Os lances de maior brilho ficaram para a reta final da partida. Aos 44, Lukaku cabeceou sozinho na pequena área, mas parou em Ederson. No último lance, em escanteio aos 51, o goleiro salvou uma cabeçada de Gosens e garantiu o título inédito

Ederson abafou Lautaro em chance da Inter
Ederson abafou Lautaro em chance da InterAFP

Filme repetido

As últimas quatro finais de Liga dos Campeões terminaram em 1 a 0. A decisão europeia não tem ambos os times marcando desde 2017/18, quando o Real Madrid venceu o Liverpool por 3 a 1.

- 2022/23: Manchester City 1x0 Inter de Milão

- 2021/22: Liverpool 0x1 Real Madrid

- 2020/21: Manchester City 0x1 Chelsea

- 2019/20: Paris Saint-Germain 0x1 Bayern de Munique

As estatísticas da final da Champions
As estatísticas da final da ChampionsOpta by Stats Perform

De Bruyne sai no 1° tempo

Além das dificuldades impostas pela Inter de Milão, o City precisou superar a lesão de um de seus principais jogadores. Aos 30 minutos, Kevin De Bruyne sentiu a coxa direita e precisou de atendimento médico.

O belga tentou voltar a campo, mas precisou ser substituído aos 36, por Phil Foden. De Bruyne também saiu por lesão na final de 2021, contra o Chelsea, com uma fratura no rosto no segundo tempo.

De Bruyne sentiu a coxa na etapa inicial
De Bruyne sentiu a coxa na etapa inicialAFP