Barça vence o Porto de virada, espanta "fantasma" e vai ao mata-mata da Champions
Com o resultado, o Barcelona cravou sua classificação ao mata-mata da Champions após duas eliminações sofridas nas temporadas anteriores justamente na fase de grupos. Fim de um "fantasma" que andava assombrando o torcedor culé.
Veja como foi Barcelona 2 x 1 Porto
O time catalão é o líder do Grupo H, com 12 pontos, três a mais que Porto e Shakhtar, que vão se enfrentar na última rodada em busca da vaga final.
A equipe blaugrana ainda se reabilitou da derrota para o Shakhtar na última rodada do torneio continental por 1 a 0.
Já o Porto viu ser encerrada uma série de três vitórias seguidas em todas as competições.
Primeiro tempo equilibrado
Foi uma etapa inicial de bastante equilíbrio entre as equipes. Tanto que cada um dos lados balançou as redes. O Porto inaugurou os trabalhos com o brasileiro Pepê, aos 29 minutos.
Em finalização de Galeno, Peña fez grande defesa, mas Pepê ficou com o rebote e estufou as redes do time culé. Só que não deu nem tempo dos portugueses celebrarem.
Dois minutos depois, João Cancelo fez um golaço. O português deixou João Mário na saudade e bateu colocado para empatar o placar no estádio Olímpico.
Fim de jejum
No segundo tempo, Cancelo voltou a aparecer em destaque. Dessa vez, aos 11 minutos, ele serviu João Félix, que saiu livre diante do goleiro Diogo Costa e chutou com categoria para virar o placar e determinar a vitória do Barcelona.
Ele não marcava desde o 5 a 0 sobre o Antuérpia, no dia 19 de setembro, pela primeira rodada da fase de grupos da Champions League. Naquele jogo, ele foi às redes duas vezes.
Próximos desafios
O Barcelona encerra sua participação na fase de grupos da Champions no dia 13 de dezembro, quarta-feira, quando enfrenta o lanterna Antuérpia, às 17h (de Brasília), fora de casa. No mesmo dia e horário, o Porto recebe o Shakhtar, no estádio do Dragão.