Barcelona perde para o Shakhtar e adia classificação na Liga dos Campeões
A derrota adiou a classificação do Barcelona, já que apenas uma vitória bastaria para garantir a vaga nas oitavas de final. A equipe de Xavi também perdeu os 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões. Os catalães buscarão avançar no dia 28, contra o Porto, na Espanha. Antes, no domingo (12), recebem o Alavés por LaLiga.
Veja a classificação atualizada dos grupos da Liga dos Campeões
A surpreendente vitória enche o time ucraniano de esperanças para uma possível classificação. O Shakhtar chega aos 6 pontos e se consolidou na 3ª colocação, o que lhe daria uma passagem para a Liga Europa. Em 28 de novembro, a equipe recebe o Royal Antwerp em Hamburgo.
Barça completamente estéril
O Barcelona fez uma das suas piores partidas na temporada e finalizou apenas uma vez no alvo em todo o jogo. Além de uma marcação muito bem montada do Shakhtar, o gramado no estádio do Hamburgo não ajudou o futebol de posse blaugrana. A situação do piso estava bem deteriorada no frio do outono alemão.
A dificuldade foi tamanha que não houve nenhum lance agudo do Barcelona nos primeiros 45 minutos. O jogo se resumia em longos períodos de posse e quase sempre acabava em um cruzamento facilmente rebatido pelos ucranianos.
Os mandantes, por outro lado, logo passaram a se soltar e, com uma retomada bem feita, assustavam nos contra-ataques. Em ótima jogada pela direita, o lateral Giorgi Gocholeishvili cruzou na cabeça de Danylo Sikan, que tirou de Ter-Stegen para abrir o placar. O gol premiou uma atuação sólida e organizada dos ucranianos.
Ter Stegen evita derrota pior
A desvantagem na volta do intervalo não despertou senso de urgência algum nos jogadores do Barcelona. Xavi mexeu e colocou sangue novo em campo. Lamine Yamal, um dos que entrou, até fez barulho pela ponta direita. Porém, houve muita dificuldade para ameaçar o goleiro Dmytro Riznyk, e só uma finalização no alvo foi registrada.
Na defesa, o Barcelona continuou sofrendo muito pelo lado esquerdo. O Shakhtar chegou diversas vezes em jogadas por esse lado e exigiu que Ter Stegen fizesse defesas importantes para evitar uma derrota pior.