Barcelona sofre mas vence o Porto para assumir liderança na Champions
O confronto é o principal do Grupo H, que também conta com Shakhtar e Antuérpia.
No duelo que tem tudo para influenciar diretamente na liderança da chave, o Barcelona levou a melhor com gol de Ferrán Torres, que entrou ainda no primeiro tempo, no lugar de Lewandowski, para decretar a vitória.
O resultado coloca o Barça na liderança do grupo com 6 pontos em dois jogos, com o Porto em segundo lugar com 3, mesma pontuação do Shakhtar. O Antuérpia segue sem pontuar.
O Porto volta a jogar pela Champions no dia 25, em duelo fora de casa contra o Antuérpia. Pelo Campeonato Português, a próxima partida é no domingo (8), contra o Portimonense, em casa, pela 8ª rodada.
O Barcelona encara o Shakthar na próxima rodada da Champions, em casa, no dia 25. Pela LaLiga, o jogo seguinte é no domingo (8), contra o Granada, fora de casa.
Posse sem muita produtividade
O Barcelona dominou a posse de bola no primeiro tempo, tendo em João Félix sua melhor opção de escapada pela esquerda. O atacante português precisou lidar com as vaias da torcida do Porto, que não deixou de lado a história do jogador pelo rival Benfica. O fato de ter passado pelo Porto nos seus primeiros anos como jogador foi ignorado pelos "adeptos" no Estádio do Dragão.
O Porto contava com jogadas em velocidade para tentar incomodar. O brasileiro Galeno era uma arma importante dos lusitanos, que pecavam no acabamento das jogadas.
O Barcelona sofreu um golpe aos 34 minutos quando Lewandowski saiu de campo lesionado, sendo substituído por Ferrán Torres. O time catalão entrou em campo já desfalcado de três importantes peças: Raphinha, De Jong e Pedri. Apesar de ficar mais com a posse, o time espanhol não criou muitas chances de perigo.
Erro fatal
Foi justamente o substituto de Lewa quem abriu o placar. Um erro de passe de Romáriono meio de campo fez a bola cair no pé de Gundogan, que achou Torres em boa condição de finalizar, frente a frente com o goleiro Diogo Costa. A grave falha fez Romário ficar inconsolável assim que a bola chegou às redes portuguesas.
No segundo tempo, a promessa era do Porto ir pra cima. Grande chance apareceu aos 7 minutos, quando o brasileiro Pepê carregou a bola com liberdade por vários metros antes de finalizar. Ele foi travado com perfeição por Koundé, que comemorou sua intervenção como um gol.
Confira a classificação da Champions
Lamal deixa o Barça na mão
O Porto foi beneficiado no segundo tempo quando o Barcelona ficou com 10 jogadores. E o homem a menos não veio por causa de expulsão. O jovem Lamine Yamal, de apenas 16 pontos, precisou ir ao banheiro com a bola rolando, deixando seu time desfalcado.
A demora para o retorno do atacante combinada com indefinição de uma substituição fez o Porto aumentar sua pressão. Foi nestes minutos que um lance crucial aconteceu.
Cancelo tocou com a mão na entrada da área e tinha tudo para receber cartão vermelho. Por sorte, o VAR sinalizou mão de jogador do Porto na jogada, mantendo o Barça na frente do placar.
Sofre y sofre
O Barcelona não conseguia sair pro jogo, voltando a respirar aliviado quando gol de bicicleta de Taremi foi anulado por impedimento.
O sofrimento dos catalães só aumentou nos instantes finais, com sete jogadores sendo amarelados, fazendo o time ficar perto de jogar com um a menos por um motivo dentro da regra. A esperada expulsão veio nos acréscimos com Gavi.
Menos mal para o Barça que a vitória aconteceu, vencendo um confronto direto com o resultado valendo muito mais que a atuação dentro de campo.