Benfica busca ter Gonçalo Ramos inspirado contra a Inter em duelo da Champions
Para a equipa de Lisboa, a missão é clara: alcançar as semifinais da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1990.
Gonçalo Ramos está habituado à pressão. Esteve no centro das atenções internacionais durante a Copa do Mundo do Catar, em 2022, quando o então treinador Fernando Santos o escolheu para começar no lugar de Cristiano Ronaldo o confronto das oitavas de final contra a Suíça.
Ele respondeu de boa forma, marcando um hat-trick na pancada de 6 a 1 de Portugal. Muitos foram rápidos ao colocá-lo como o herdeiro natural de CR7, apesar das diferenças óbvias.
Em março, o atacante voltou a ser destaque contra o Brugge, no jogo de volta das oitavas de final da Champions, marcando dois gols na vitória de 5 a 1, que levou o Benfica às quartas de final pela segunda temporada consecutiva.
A visita da Inter ao Estádio da Luz, na terça-feira, é uma oportunidade de ouro para Ramos mostrar a sua pretensão no maior palco do futebol europeu, como outros talentos do Benfica têm feito nos últimos anos.
O último e mais relevante foi o meio-campista Enzo Fernández, que assinou pelo Chelsea na janela de transferências de janeiro por 121 milhões de euros (133 milhões de dólares), embora, no seu caso, o grande trampolim tenha sido a sua atuação na campanha do título da Copa com a Argentina.
Acompanhe Benfica x Inter, ao vivo, pelo Flashscore
No comando do ataque
Gonçalo Ramos deu um passo à frente na ordem de destaques do Benfica quando o Liverpool assinou com o atacante uruguaio Darwin Núñez por 75 milhões de euros (82 milhões de dólares) no início da temporada passada.
O ataque do Benfica parecia ser órfão, mas havia Ramos (21) para preencher a lacuna, tendo sido o artilheiro de luxo no lugar de Darwin Núñez.
Ramos chegou ao Benfica aos 12 anos de idade. Uma década depois, os maiores clubes da Europa prestam atenção em suas ações, com seu nome estando ligado ao interesse de clubes como Real Madrid, Manchester United e Chelsea. O ex-atacante holandês Patrick Kluivert o recomendou ao seu antigo clube, Barcelona.
"Estou muito satisfeito com Gonçalo Ramos, mas não só por causa do que ele fez contra o Brugge", disse o treinador do Benfica, Roger Schmidt. "Adoro a sua atitude, o que ele traz para a equipe. Ele é jovem, está marcando gols na Liga dos Campeões e é normal que esteja a atrair a atenção de outros clubes", afirma.
"Extraordinário"
Os 17 gols de Ramos em 23 jogos no campeonato português de 2022-2023 ajudaram o Benfica a liderar o campeonato, sete pontos à frente do segundo colocado Porto.
No entanto, o Benfica tropeçou na sexta-feira, perdendo por 2 a em casa para o Porto. Na Liga dos Campeões, Ramos marcou sete gols em 12 jogos, incluindo as rodadas de qualificação.
"Gonçalo teve uma temporada extraordinária a nível de clube", disse dele o novo treinador português Roberto Martínez em março.
Enfrentando o Benfica e Ramos, a Inter vai em busca de repetir o título europeu de 2010, embora nas últimas semanas tenham tido mais motivos de dúvida do que de confiança.
Na sexta-feira passada, apenas empataram em 1 a 1 com a Salernitana. Esse ponto foi o único da Inter nos seus últimos quatro jogos da liga, que viu os Nerazzurri caírem para quinto lugar e ficar fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.
"Contra o Benfica vão ser dois jogos difíceis", previu no mês passado o treinador da Inter, Simone Inzaghi. "Queremos permitir que o nosso time continue a sonhar", confidenciou.