Champions League: Relembre o retrospecto de Guardiola pelo City
O Manchester City já injetou mais de 900 milhões de euros em reforços na Era Guardiola. A defesa é a posição que ganhou mais jogadores: Ruben Dias, Laporte, Eric Garcia; Zinchenko, Joao Cancelo, Walker, Stones e Otamendi.
Os nomes que desembarcaram no Etihad Stadium sob a premissa de vencer a Liga dos Campeões são muitos.
Por enquanto, o objetivo não foi alcançado, mas a diretoria do City ainda confia no treinador catalão, que tem um contrato até 2025.
Relembre as 6 campanhas do City de Guardiola na Champions:
2016-2017: Oitavas de final
Com Pep disputando sua primeira Liga dos Campeões pelo City, o time inglês foi surpreendido pelo Mônaco nas oitavas de final. O placar agregado de 6 a 6 permitiu ao time do principado, que tinha a dupla Falcao-Mbappé, avançar pelo extinto critério do gol fora.
2017-2018: Quartas de final
O Liverpool de Jurgen Klopp foi uma das poucas equipes a jogar em pé de igualdade contra aquele Manchester City. Os Reds derrotaram os citizens por 3x0 em Anfield e depois venceram o segundo jogo por 2x1 no Etihad para despachar a equipe de Guardiola nas quartas de final.
2018-2019: Quartas de final
Outra derrota nas quartas, e novamente pelo critério do gol fora. Desta vez foi o rival local Tottenham que eliminou o City por 4 a 4 no agregado.
2019-2020: Quartas de final
Os ingleses novamente chegaram como um dos favoritos. No entanto, na Champions da pandemia disputada com portões fechados, o Manchester pegou pela frente um Lyon estruturado que, através de um brilhante sistema defensivo, confundiu Pep. Os franceses passaram para as semifinais com convincente 3 a 1 no agregado.
2020-2021: Final
Em sua grande chance de ganhar a Orelhuda, o City perdeu a final da Champios para o Chelsea de Tomas Tüchel por 1 a 0. Apesar de favoritaço, a equipe de Guardiola foi dominada na decisão e perdeu com um gol de Havertz.
2021-2022: Semifinal
O City estava a um passo de se classificar para a final no jogo de volta, mas viu o Real Madrid fazer dois gols nos acréscimos do segundo tempo e levar o jogo para a prorrogação. Benzema, de pênalti, eliminou o time de Guardiola em um dos jogos mais emocionantes da história do Santiago Bernabéu.