Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conheça Vladimir Weiss, técnico responsável por colocar o Slovan Bratislava na Champions

Conheça Vladimir Weiss, técnico responsável por colocar o Slovan Bratislava na Champions
Conheça Vladimir Weiss, técnico responsável por colocar o Slovan Bratislava na ChampionsProfimedia
No final da década de 1930, quando os proprietários do TJ Lokomotíva Vrútky, da Eslováquia, se tornaram pais, provavelmente não se deram conta de que estavam no início de uma dinastia de sucesso no futebol.

O filho deles ganhou uma medalha de prata pela Eslováquia nos Jogos Olímpicos, o neto se tornou o primeiro artilheiro da equipe independente do país e o bisneto virou um dos maiores talentos de sua geração no Leste Europeu. Os três têm um aspecto particular em comum: todos se chamam Vladimir Weiss. 

Confira a tabela completa da Champions League

Para narrar a vida de cada um individualmente, seria necessária uma saga de livros. No entanto, o que tem chamado atenção no mundo do esporte são as realizações do segundo Weiss, o técnico de 59 anos do Slovan Bratislava.

Vladimir Weiss é ícone no futebol eslovaco
Vladimir Weiss é ícone no futebol eslovacoTASR

O ex-meio-de-campo acrescentou mais uma grande conquista ao cartão de visitas como treinador. Weiss conseguiu levar um segundo clube eslovaco ao palco principal da Liga dos Campeões. E esse está longe de ser o único marco nesta trajetória.

Vladimir Weiss já teve sucesso como jogador. Seguindo os passos do pai, vestiu a camisa da Eslováquia e fez história em 2 de fevereiro de 1994. O gol na rede dos Emirados Árabes Unidos foi o primeiro da era moderna da equipe nacional independente. Depois de pendurar as chuteiras, Weiss passou a ser técnico e continuou a deixar sua marca.

Um milagre com o Artmedia

Ele encerrou os dias como jogador no Petržalka Artmedia, onde usou com orgulho a braçadeira de capitão. Durante as últimas temporadas, o meia fez parte da equipe como assistente técnico. Dois anos depois, ele se tornou o treinador do clube. 

Naquela época, poucas pessoas confiavam no jovem. Afinal de contas, ele estava apenas começando sua carreira de técnico profissional. Além disso, ele tinha sob seu comando uma equipe composta, em sua maioria, por jogadores locais sem muita experiência no cenário internacional.

Depois de pendurar a chuteira, Weiss brilhou em carreira de técnico
Depois de pendurar a chuteira, Weiss brilhou em carreira de técnicoTASR

No outono de 2005, no entanto, o clube da capital do país conseguiu um milagre esportivo. Depois de vencer o Košice, passou para a fase de grupos da mais prestigiada competição de clubes da Europa.

O Artmedia derrotou, em sequência, o Kajrat Almaty, do Cazaquistão, dominou a rodada dupla contra o Celtic e encerrou a jornada com uma memorável disputa de pênaltis contra o Partizan Belgrado.

Na fase de grupos, o Artmedia, diante de Inter de MilãoPorto e Rangers ficou a apenas um ponto da classificação. Na última rodada, contra o Porto, um empate fez o time se despedir com um sabor amargo, com um toque de mão do zagueiro Pepe, dentro da área, sendo ignorado pela arbitragem. 

Equipe fez a festa após classificação sobre o Celtic
Equipe fez a festa após classificação sobre o CelticČTK / Kubáni Samuel

Mourinho da Eslováquia

Depois de uma temporada apagada no Saturno Moscou, Vladimir Weiss voltou ao Artmedia em 2007 e ganhou o quarto troféu no Campeonato Eslovaco. Depois da conquista, o clube escocês Heart of Midlothian ficou de olho no técnico. 

O treinador chegou também a negociar com o Vilnius, da Lituânia, sem chegar a um acordo final. Weiss acabou se tornando o oitavo técnico da seleção eslovaca desde julho de 2008.

Ele tinha uma missão difícil pela frente: conseguir a classificação para a Copa do Mundo. A equipe teve uma excelente largada, conseguindo a vitória já no primeiro jogo em casa contra a Eslovênia. O peso da expectativa não foi fácil de suportar e a seleção perdeu o jogo seguinte por 2 a 0.

Weiss tem seu nome cravado na história do futebol eslovaco
Weiss tem seu nome cravado na história do futebol eslovacoTASR

Com esses resultados, o jogo em Chorzów, na Polônia, era decisivo. O sonho de jogar na ensolarada África do Sul, em 2010, dependia de vitória em um gramado coberto de neve. E a euforia foi enorme com um resultado positivo, graças a gol contra de Gancarczyk.

A primeira participação na Copa do Mundo trouxe um empate inicial com a Nova Zelândia. Os adversários empataram faltando cerca de 30 segundos para o fim do jogo. A partida seguinte foi contra o Paraguai e a derrota por 2 a 0 levou o nervosismo dos jogadores às alturas.

Antes da decisão contra a Itália, o treinador chamou a atenção para si mesmo, seguindo o exemplo do icônico José Mourinho, com o plano dando certo. A equipe eslovaca, liderada pelo capitão Marek Hamsik, chocou o mundo ao mandar os campeões da Copa do Mundo de 2006 para casa depois de uma vitória por 3 a 2. Mas, mesmo com uma boa atuação em campo, nas oitavas de final contra a Holanda, a derrota por 2 a 1 significou o fim. 

O começo de uma era inovadora na Geórgia

Os georgianos estão longe de ser uma surpresa nos últimos anos. A equipe nacional do país, que fica na divisa dos continentes europeu e asiático, participou da Euro deste ano, surpreendendo a muitos que achavam que o time seria um saco de pancadas. O futebol da região passou por um progresso significativo nos últimos tempos e Vladimir Weiss fez parte disso.

Weiss transformou a seleção da Geórgia enquanto treinador
Weiss transformou a seleção da Geórgia enquanto treinadorTASR

Antes dele, cinco técnicos estrangeiros tentaram elevar o nível do esporte no Mar Negro e só superariam o eslovaco em número de partidas disputadas se combinassem todos os duelos. Weiss terminou os quatro anos no comando com um recorde de 16 vitórias, 15 empates e 16 derrotas.

Pela primeira vez, o técnico convocou jogadores que estão quebrando recordes locais. Embora não tenha conseguido atingir a meta de se classificar para a Euro de 2020, ele não ficou muito longe disso.

Na repescagem da competição, os georgianos perderam por 1 a 0 para a Macedônia do Norte. O grande sonho havia ido embora. Mas Weiss pôde sair do país com a cabeça erguida. Como ele mesmo disse, a campanha ficaria no coração, com o país sendo sempre considerado sua segunda casa.

O técnico também caiu nas graças de alguns jogadores, estiveram sob seu comando em clubes. Giorgi Chakvetadze foi um dos meia-atacantes mais incomuns do esporte. As boas atuações no Solvan Bratislava lhe renderam um contrato com o Watford. Dzhaba Kankava desenvolveu uma reputação de galã e virou xodó dos torcedores. 

Por último, mas não menos importante, Guram Kasia não pode ser esquecido. O zagueiro se tornou um dos pilares não só do Slovan, mas também da equipe nacional da Geórgia, onde ganhou a braçadeira de capitão.

Vladimír Weiss e Guram Kasia se encontraram pela primeira vez na Geórgia e ainda hoje trabalham juntos.
Vladimír Weiss e Guram Kasia se encontraram pela primeira vez na Geórgia e ainda hoje trabalham juntos.TASR / Profimedia

A nata da Europa de volta à Eslováquia

Vladimir Weiss retornou ao clube da capital eslovaca em maio de 2021. Sob orientação dele, o Bratislava foi campeão da competição nacional quatro vezes, conquistou a copa uma vez e chegou na fase de grupos da Liga da Conferência Europeia duas vezes. 

"Eu sonho com a Liga dos Campeões, com o Real Madrid ou o Barcelona vindo aqui um dia. Não estou dizendo imediatamente, talvez seja uma jornada mais longa. É um desafio para as pessoas verem grandes clubes e jogadores de classe mundial jogando neste estádio", disse ele logo após sua chegada.

Os confrontos do Slovan Bratislava na Champions
Os confrontos do Slovan Bratislava na ChampionsReprodução/ Slovan Bratislava

Depois de alguns contratempos, ele não desistiu e finalmente conseguiu cumprir a promessa. Depois de mais de duas décadas, a loucura absoluta reinou sob o time. A oportunidade de enfrentar o enorme Manchester City ou clubes tradicionais como o Bayern de Munique e o Milan é uma recompensa pelo trabalho árduo realizado nos últimos anos. A estreia acontece contra o Celtic, fora de casa, na próxima quarta (18). 

Vladimír Weiss Jr. após gol pelo Slovan Bratislava
Vladimír Weiss Jr. após gol pelo Slovan BratislavaSK Slovan Bratislava

A cereja do bolo é que Vladimir Weiss pode aproveitar tudo com seu filho, hoje com 34 anos. O jogador é um dos líderes dentro e fora do campo, o que significa que o pai pode contar com ele.

E é de família, não tem como negar. Ambos exibem traços de personalidade semelhantes, são explosivos, dispostos a se sacrificar ao máximo e têm um vínculo forte. Também juntos vão entrar na história do Slovan Bratislava como o técnico e capitão que trouxeram a elite do futebol europeu de volta à Eslováquia.