Dortmund reverte vantagem do Atlético de Madrid e chega à semifinal da Champions
Brandt, Maatsen, Fullkrug e Sabitzer fizeram os gols do Borussia, com Hummels (contra) e Correa descontando para os rojiblancos, que disputaram uma semifinal de Champions pela última vez na temporada 2016/2017. O time alemão volta a estar entre os quatro melhores do torneio após 11 anos.
O técnico Diego Simeone, do Atlético de Madrid, bem havia dito, no dia anterior, que esta seria uma noite das boas de Champions. E não deu outra.
O jogo foi repleto de emoções, com o Dortmund abrindo 2 a 0 no primeiro tempo antes de ver o Atlético deixar tudo igual, no começo da etapa final, e ter a classificação em suas mãos. A reação amarela foi instantânea com dois gols em sequência para selar a classificação histórica para as semifinais.
Boa parte do "toma lá dá cá" veio com as mudanças feitas por Simeone no segundo tempo, que fez seu time ir pra cima, deixando o jogo com emoções pra dar e vender.
Oportunidades claras de gol perdidas pelo Atlético fizeram falta. A torcida espanhola vai se lamentar por muito tempo pelas oportunidades desperdiçadas por Morata e Correa.
Na próxima fase, o Dortmund vai encarar o PSG, que superou o Barcelona. Os primeiros jogos das semifinais acontecem entre 30 de abril e 1° de maio, antes da definição dos finalistas na semana seguinte, entre 7 e 8 de maio.
No domingo (21), em casa, o Dortmund tem confronto marcado contra o Leverkusen, campeão da atual temporada da Bundesliga. O Atleti, no mesmo dia, visita o Alavés pela 32ª rodada da LaLiga.
Siga a Champions pelo Flashscore
Emoção desde o apito inicial
O jogo começou com uma chance clara de gol para cada lado. Sabitzer perdeu para o Dortmund, preferindo dominar, de frente pro gol, quando o caminho ideal seria finalizar de primeira. O Atleti desperdiçou com Morata, que ficou frente a frente com o goleiro Kobel, aos 4 minutos. O toque por cima foi a opção correta, faltando precisão para deixar seu time na frente.
Ferrolho quebrado
Após o susto, o Dortmund seguiu tomando a iniciativa, com o Atlético de Madrid se segurando bem. O time de Simeone mostrou uma de suas melhores qualidades: a de fechar bem os espaços e jogar compactado, esperando chances certeiras para sair no contra-ataque.
O Dortmund fincou os dois pés no seu campo de ataque e chegou ao primeiro gol com Brandt. O zagueiro Hummels, que chegou aos 500 jogos pelo Dortmund, achou um bom passe para o meia, que venceu o goleiro Oblak aos 34 minutos.
Veja os detalhes de Dortmund x Atlético de Madrid
Aos 39, veio o segundo do Borussia, também pelo lado esquerdo. A troca de passes com boa movimentação perto da área fez Maatsen receber de Sabitzer em boa condição de finalizar. O chute acertou a bochecha da rede espanhola para reverter a vantagem vermelha e branca.
Tripla mudança e retorno imediato
Em busca de uma mudança no segundo tempo, Simeone fez três substituições no intervalo. A etapa final mal havia começado quando ficou clara a alteração de postura do time de Madri. Aos 4 minutos, o Atlético descontou com gol contra de Hummels.
A cabeçada de Hermoso levaria pouco perigo ao gol alemão, com o zagueiro se antecipando para tentar afastar e jogando contra o patrimônio.
Aos 11 minutos, Correa fez Simeone se jogar no gramado ao perder mais um gol de frente para o goleiro, mostrando o novo ritmo dos visitantes. A intensidade do Dortmund não era a mesma com a melhora do Atleti, com o mesmo Correa salvando a pele do seu time. Foi dele o gol de empate aos 19 minutos após lance de insistência do time espanhol.
Reação amarela
Ao Borussia, restou ir pra cima. O time da casa voltou a ficar na frente, aos 26, com Fullkrug em uma cabeçada perfeita que beijou a trave antes de deixar os alemães na frente novamente.
Três minutos depois, Sabitzer foi premiado pela boa atuação para sacramentar a goleada e fazer o Dortmund ter justamente o resultado que precisava para avançar de forma direta para as semifinais.