Dortmund sofre, mas vence PSV para se garantir nas quartas da Champions
Depois de duas temporadas, o Dortmund volta a figurar nas quartas de final. O adversário da próxima fase será definido em sorteio nesta sexta-feira (15).
O time alemão sofreu na reta final, quando o PSV melhou seu rendimento para ameaçar a classificação no tempo normal. O goleiro Kobel foi peça importante para segurar a vantagem.
No suspiro final, De Jong perdeu chance clara para mostrar que a noite não era realmente do time holandês, com o castigo do segundo gol amarelo vindo na sequência.
No final de semana, os times voltam a jogar em suas respectivas ligas nacionais. O Dortmund, 4° colocado, joga, em casa, contra o Frankfurt, que está em 6°, no domingo (17). No mesmo dia, o PSV, líder isolado com 10 pontos de frente, recebe o 3° colocado Twente.
Confira a tabela atualizada da Champions League
Intensidade inicial
O Dortmund teve um início de jogo bastante intenso, já assustando o goleiro Benítez com apenas um minuto de bola rolando. O gol de Sancho, aos três minutos, recompensou uma postura agressiva dos donos da casa, que viram o ex-jogador do Manchester United acertar um chute preciso da entrada da área.
A bola ainda beijou o pé da trave antes de entrar, com Benítez se esticando todo, sem sucesso. Com apenas 11 minutos de jogo, o Dortmund já tinha finalizado cinco vezes.
O PSV foi finalizar, pela primeira vez, somente aos 27 minutos, conseguindo emplacar novos chutes à meta alemã, em sequência, mostrando uma melhora no seu desempenho.
Veja os detalhes de Borussia Dortmund x PSV
Hora de reagir
O PSV não quis perder tempo no segundo tempo, voltando a ameaçar a meta de Kobel, sequencialmente, já nos primeiros minutos. O goleiro suíço precisou trabalhar e contar com a trave para seguir com sua meta intacta.
A presença de Lozano, que entrou no intervalo, deu outro ritmo ao time holandês, com o Dortmund não tendo o mesmo fôlego. Fullkrug teve cabeçada bem defendida por Benítez, pra mostrar que o time da casa seguia vivo.
A cada volta no relógio, o Dortmund ficava mais perto da classificação, ao mesmo tempo em que seu sofrimento aumentava. Fullkrug chegou a balançar as redes antes do VAR anular o tento por um impedimento milimétrico.
O PSV seguiu insistente, com o Dortmund precisando se segurar e contar com Kobel para confirmar a vaga entre os oito melhores times da Europa. Reus contou com ajuda da zaga para, no último lance do jogo, sacramentar a classificação.