Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entenda como serão a Champions, Liga Europa e Liga Conferência a partir de 2024/2025

Miguel Baeza
Troféu da Liga dos Campeões
Troféu da Liga dos CampeõesAFP
A partir da próxima temporada, a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência terão um novo formato que tem muitas semelhanças com a Superliga proposta por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. O Flashscore traz todos os detalhes.

Boas notícias para a UEFA, mas não tão boas para as equipes. A partir da próxima temporada, haverá mais futebol europeu com a expansão das competições continentais. Uma medida que levará diretamente a um calendário mais movimentado do que o registrado nos últimos anos.

A entidade máxima do futebol europeu apresentou os formatos da Superliga. "A UEFA demonstrou claramente que está totalmente comprometida com o respeito aos valores fundamentais do esporte e com a defesa do princípio fundamental das competições abertas, com uma classificação baseada no mérito esportivo, totalmente alinhada com os valores e o modelo esportivo europeu baseado na solidariedade", disse Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, que acusou o projeto encabeçado pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, de ser planejado apenas para os grandes enriquecerem.

Novo formato

A principal mudança nas três competições continentais será no formato de grupos. Os torneios serão disputados em um único grupo de 36 equipes. No caso da Liga dos Campeões, isso significa um aumento de quatro participantes em relação ao que existe atualmente. 

Assim, na Liga dos Campeões, a primeira fase com oito grupos de quatro equipes cada desaparecerá para dar lugar a um sistema em que cada equipe enfrentará oito adversários de níveis diferentes - dois do grupo um, dois do grupo dois, o mesmo número do grupo três e o mesmo do grupo quatro. São duas partidas a mais do que agora, metade delas em casa e o restante fora.

A grande novidade, além do fato de que tudo ocorrerá em uma única liga de 36 equipes, é que apenas oito delas - da primeira à oitava - terão passagem direta para as oitavas de final, tornando cada vitória crucial. "Cada partida conta. O novo formato da liga garantirá que cada resultado tenha o potencial de mudar radicalmente a posição de uma equipe até a última rodada", explica a UEFA.

Sem play-offs

Chega de terminar em terceiro lugar em seu grupo e ser "rebaixado" à disputa da Liga Europa, por exemplo. A partir de 2024/25, os times que terminarem do nono ao 24º lugar na liga terão que jogar uma rodada de repescagem de duas partidas para conseguir uma vaga nas oitavas de final. Os demais, do 25º ao 36º lugar, terão completado sua jornada europeia até o final da temporada.

Na preparação para os play-offs em estilo clássico, os clubes do nono ao 16º lugar serão classificados no sorteio e, em princípio, terão a vantagem de jogar a segunda partida em casa, para enfrentar um adversário classificado entre o 17º e o 24º lugar.

A partir das oitavas de final, tudo será como conhecemos hoje. Isso significa que quem quiser levantar a "Orelhuda" na final terá de jogar um mínimo de 15 partidas e um máximo de 17, em vez das 13 exigidas atualmente.

Mudanças nas outras competições

Mudanças de formato semelhantes também se aplicarão à Liga Europa (oito jogos e, portanto, oito adversários diferentes na fase da liga) e à Liga da Conferência, que será renomeada Liga da Conferência da UEFA a partir da temporada 2024/25 (seis jogos e, portanto, seis adversários diferentes na fase da liga). "Ambas as competições também terão 36 equipes na fase do campeonato", diz a UEFA.

Uma característica nova é que cada torneio terá uma semana exclusiva. Nenhuma outra competição será disputada nessa data. Quando isso acontecer, a Liga dos Campeões será disputada na terça, quarta e quinta-feira; a Liga Europa, na quarta e quinta-feira; e a Conferência, na quinta-feira.

Além disso, durante o último dia de cada uma das fases das competições, todas as partidas serão disputadas simultaneamente.

- Dia de jogos exclusivos da Liga dos Campeões: 17, 18 e 19 de setembro

- Dia de jogo exclusivo da Liga Europa: 25 e 26 de setembro

- Dia de jogo exclusivo da Liga Conferência: 19 de dezembro

Programação prevista para a Liga dos Campeões

- Primeira rodada: 17 a 19 de setembro de 2024

- Segunda rodada: 1 e 2 de outubro de 2024

- 3ª rodada: 22-23 de outubro de 2024

- Quarta rodada: 5 e 6 de novembro de 2024

- Quinta rodada: 26-27 de novembro de 2024

- 6ª rodada: 10 e 11 de dezembro de 2024

- 7ª rodada: 21-22 de janeiro de 2025

- 8ª rodada (última rodada da fase do campeonato): 29 de janeiro de 2025

- Jogo de ida da rodada preliminar: 11-12 de fevereiro de 2025

- Jogo de volta da rodada preliminar: 18-19 de fevereiro de 2025

- Jogo de ida das oitavas de final: 4-5 de março de 2025

- Jogo de volta das oitavas de final: 11-12 de março de 2025

- Primeira partida das quartas de final: 8-9 de abril de 2025

- Segunda mão das quartas de final: 15-16 de abril de 2025

- Primeira partida das semifinais: 29-30 de abril de 2025

- Jogo de volta da semifinal: 6-7 de maio de 2025

- Final da Liga dos Campeões: 31 de maio de 2025