Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FlashFocus: Young Boys flerta com rebaixamento após seis títulos em sete temporadas

Simon Lindgren
Young Boys tem preocupado sua torcida neste início de temporada
Young Boys tem preocupado sua torcida neste início de temporadaSPP Sport Press Photo. / Alamy / Alamy / Profimedia
Antes do início da temporada do campeonato suíço, o Young Boys era o favorito para reconquistar o título. No entanto, um início de temporada desastroso deixou a grande equipe longe do topo da tabela.

Nos campeonatos europeus, há várias equipes que estão acostumadas a serem campeãs a cada temporada ou, pelo menos, a lutar pelos títulos até o fim. PSG, Manchester City e Bayern de Munique são alguns dos grandes clubes que conquistam o topo ano após ano.

Confira a classificação atualizada da Champions League

O mesmo acontece na primeira divisão suíça, onde o Young Boys tem sido dominante nos últimos anos. Tendo vencido seis campeonatos nos últimos sete anos, o time de Berna se estabeleceu como uma potência em seu país, além de ser um participante regular da Liga dos Campeões.

Classificação do Campeonato Suíço
Classificação do Campeonato SuíçoFlashscore

Portanto, é surpreendente que o Young Boys esteja na lanterna do campeonato suíço nesta temporada, a 12 pontos da liderança após apenas 10 jogos disputados.

Embora ainda faltem muitos jogos, o início ruim da temporada está causando alvoroço na mídia suíça. Vários meios de comunicação nacionais tentam analisar o motivo pelo qual o clube, antes bem-sucedido, está passando por uma fase tão ruim.

A temporada do Young Boys começou de forma terrível
A temporada do Young Boys começou de forma terrívelProfimedia

O início da queda

O site 20 Minuten criou uma linha do tempo para identificar quando o declínio do Young Boys começou. É preciso voltar a dezembro de 2023 para encontrar o início da queda.

O Young Boys pode ter vencido o campeonato suíço na última temporada, mas a temporada não foi isenta de problemas. O 20 Minuten lembrou que, embora o clube tenha tido um desempenho brilhante, entrando na pausa de Natal como líder do campeonato e classificado para a fase eliminatória da Liga Europa, havia problemas no elenco.

Jean-Pierre Nsame no Young Boys
Jean-Pierre Nsame no Young BoysFABRICE COFFRINI/AFP

O astro Jean-Pierre Nsame estava insatisfeito pelas poucas chances recebidas, com o mesmo acontecendo com o talentoso Aurele Amenda. Na janela de janeiro, Nsame acabou se transferindo para o Como, depois de sete anos no Young Boys.

O início ruim de 2024 ficou realmente evidente quando Loris Benito, grande referência do setor defensivo, se lesionou em fevereiro, enquanto o técnico Raphael Wicky foi demitido em março após uma série de resultados decepcionantes. 

Apesar do início difícil de 2024, o Young Boys acabou sendo campeão. O clube de Berna conquistou 2,02 pontos por jogo, o que é ótimo para todos os padrões, mas foi a média de pontos mais baixa que o Young Boys conseguiu obter em uma temporada em que foi campeão.

No entanto, o título da última temporada não trouxe calma ao clube. Há muita insatisfação com os dirigentes Christoph Spycher e Steve von Bergen, que optaram por trazer apenas jogadores jovens e, segundo muitos, tentaram reforçar a experiência da equipe durante a janela de transferências de verão.

Início de temporada terrível

Os problemas do Young Boys não só continuaram na atual temporada, como também pioraram. O gigante suíço perdeu seus três primeiros jogos da temporada e precisou esperar até a sétima rodada para conseguir sua primeira vitória no campeonato.

Embora Nsame não tenha conseguido ajudar a equipe após sua transferência para o Como, e Loris Benito esteja lutando para se recuperar de uma lesão, o Young Boys tem quase a mesma equipe que venceu o campeonato na última temporada.

Apesar disso, não houve muitos pontos a serem comemorados na temporada até agora. Apenas duas partidas tiveram saldo positivo. As atuações mais animadoras foram nas vitórias sobre o Galatasaray, nas eliminatórias da Liga dos Campeões, que garantiram ao Young Boys uma vaga na fase de classificação do prestigioso torneio.

Os suíços venceram tanto em casa quanto fora, e parecia que o clube estava voltando aos trilhos. No entanto, os suíços perderam seus dois primeiros e reconhecidamente difíceis jogos da Liga dos Campeões para Aston Villa e o Barcelona e, antes da Data FIFA, o clube perdeu por 1 a 0 para o rival Basel, o que acabou custando o emprego do técnico Patrick Rahmen após apenas alguns meses no comando.

Período decisivo para a temporada

Algo drástico precisa acontecer para que a temporada do Young Boys não termine em um fracasso total. Há muitos indícios de que a equipe terá muito trabalho pela frente no próximo mês. Além de jogos difíceis no campeonato, contra as principais equipes, o time terá de enfrentar a Inter de Milão na Liga dos Campeões.

No entanto, pode haver uma luz no fim do túnel. No primeiro jogo após a última Data FIFA, o Young Boys conseguiu uma vitória vital sobre o Luzern, que estava em primeiro lugar.

No entanto, as próximas semanas serão, sem dúvida, decisivas para a temporada do time de Berna, que enfrentará o Lugano duas vezes nos próximos cinco jogos do campeonato, além de Basel, Zurique e Lucerna. 

Se o Young Boys conseguir vencer estes cinco jogos, poderá voltar à disputa pelo título. No entanto, se perder dois ou três, o clube pode dizer adeus às esperanças de título.

O primeiro passo para um novo momento pode acontecer nesta quarta-feira (23), quando o clube vai buscar sua primeira vitória na fase de classificação da Liga dos Campeões.