Manchester City vence Inter de Milão e conquista Champions pela 1ª vez
Além de conquistar a Champions pela primeira vez na história, o City se tornou o oitavo clube europeu a alcançar a Tríplice Coroa. Antes deste sábado, a equipe de Pep Guardiola venceu a Premier League e a Copa da Inglaterra. É apenas a segunda vez na história que um clube inglês consegue o feito, após o Manchester United em 1999.
Confira as estatísticas de Manchester City 1x0 Inter de Milão
O título europeu muda de vez o patamar do Manchester City no continente. Depois de muitas frustrações na última década, com um vice e eliminações traumáticas, o clube do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan alcançou o troféu tão desejado. A Champions se soma ao domínio doméstico dos Citizens, com cinco títulos ingleses em seis anos.
Rodri entra para a história
O gol do título inédito do City saiu dos pés de Rodri. Aos 23 do segundo tempo, Akanji fez boa jogada e encontrou Bernardo Silva na área. O português cruzou para trás e o volante espanhol apareceu como elemento surpresa para chapar no canto e abrir o placar.
O chute colocado de Rodri resolveu uma final dificílima para o Manchester City. O favoritismo inglês não se traduziu em domínio em campo, diante de uma Inter de Milão que se defendeu bem e criou suas chances. Os italianos desperdiçaram ao menos três ótimas oportunidades no segundo tempo.
Ederson brilha
Único brasileiro em campo, Ederson foi um dos grandes responsáveis pelo título do City. O goleiro começou a ser mais exigido no segundo tempo. Aos 13 minutos, com 0 a 0 no placar, corrigiu um erro da defesa e fechou bem o ângulo de Lautaro Martínez, que entrou sozinho na área.
Os lances de maior brilho ficaram para a reta final da partida. Aos 44, Lukaku cabeceou sozinho na pequena área, mas parou em Ederson. No último lance, em escanteio aos 51, o goleiro salvou uma cabeçada de Gosens e garantiu o título inédito.
Filme repetido
As últimas quatro finais de Liga dos Campeões terminaram em 1 a 0. A decisão europeia não tem ambos os times marcando desde 2017/18, quando o Real Madrid venceu o Liverpool por 3 a 1.
- 2022/23: Manchester City 1x0 Inter de Milão
- 2021/22: Liverpool 0x1 Real Madrid
- 2020/21: Manchester City 0x1 Chelsea
- 2019/20: Paris Saint-Germain 0x1 Bayern de Munique
De Bruyne sai no 1° tempo
Além das dificuldades impostas pela Inter de Milão, o City precisou superar a lesão de um de seus principais jogadores. Aos 30 minutos, Kevin De Bruyne sentiu a coxa direita e precisou de atendimento médico.
O belga tentou voltar a campo, mas precisou ser substituído aos 36, por Phil Foden. De Bruyne também saiu por lesão na final de 2021, contra o Chelsea, com uma fratura no rosto no segundo tempo.