Mbappé faz dois, PSG vence Barcelona de virada e está nas semifinais da Champions
Com o resultado, o PSG terá como adversário o Borussia Dortmund na semifinal. Os aurinegros venceram o Atlético de Madrid por 4 a 2 nesta terça-feira (16), na Alemanha, e garantiram a vaga. Franceses e alemães se enfrentaram na fase de grupos.
Confira a tabela da Champions League no Flashscore
O PSG começou a partida em cima. Não havia outra alternativa para o time francês, que perdeu o jogo da ida, em casa, por 3 a 2. Apesar do controle da posse de bola e a tentativa de pressionar os mandantes, os parisienses não produziram chances efetivas e acabaram saindo atrás do placar no primeiro lance trabalhado do Barcelona.
Brilhou novamente a estrela do brasileiro Raphinha. Em Paris, o camisa 11 tinha marcado seus primeiros gols em Champions League. E ele voltou a aprontar. Aos 11 minutos, o jovem Lamine Yamal fez uma grande jogada, invadiu a grande área e cruzou rasteiro pela direita, encontrando Raphinha. O camisa 11 só teve o trabalho de tocar para o gol de Donnarumma, uma finalização praticamente de joelho.
Vermelho e punição
A partida seguiu muito disputada, com as equipes produzindo chances de gol, como uma em que Ter Stegen fez um milagre em finalização de Mbappé. Mas um lance mudaria o rumo do confronto. Aos 28 minutos da etapa inicial, o zagueiro uruguaio Ronald Araújo foi expulso de campo após derrubar Barcola na entrada da área. O atacante francês sairia cara a cara com Ter Stegen.
O lance foi bastante questionado pelo defensor. Mas o juiz não voltou atrás em sua decisão. O Barcelona ficou com um a menos e o PSG se mandou para o ataque, aproveitando-se da vantagem numérica. Xavi precisou recompor seu sistema defensivo, sacrificando Lamine Yamal e promovendo a entrada de Iñigo Martínez.
Veja detalhes de Barcelona 1 x 4 PSG
Mas a lei do ex imperou novamente no confronto. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Barcola cruzou rasteiro da esquerda, a bola passou por Mbappé, mas não por Dembélé que, mesmo pressionado por Cancelo, acertou um chutaço para empatar o placar. O camisa 10 poderia ter virado o jogo ainda na etapa inicial, mas a finalização passou a centímetros do gol.
A remontada parisiense
O PSG iniciou o segundo tempo motivado e exercendo uma pressão terrível no campo defensivo do Barcelona. Não demorou para que os comandados de Luis Enrique encontrassem novamente as redes de Ter Stegen. Aos oito minutos, em cobrança curta de escanteio, Vitinha recebeu livre na entrada da área e disparou uma bomba no canto direito.
A virada francesa levava o jogo para a prorrogação. Mas o PSG queria resolver a situação no tempo normal. Depois de uma finalização de Gündogan que explodiu na trave e a expulsão de Xavi, o Barcelona se viu em situação ainda mais difícil após a arbitragem marcar pênalti em Dembélé. Um lance questionável e que gerou reclamações na Espanha.
E coube a ele, o craque Mbappé, a missão da cobrança. Um chutaço colocado, aos 15 minutos, no canto direito alto de Ter Stegen. O alemão até acertou o lado, mas não conseguiu executar a defesa, com o camisa 7 celebrando seu 40º gol na temporada.
Mbappé queria mais
Próximo ao fim da partida, com o Barcelona exposto, o PSG partiu em velocidade no contra-ataque e matou a partida. Aos 43 minutos, Ter Stegen fez uma sequência de defesaças, mas não conseguiu impedir que Mbappé ficasse com a sobra após bate-rebate na área e chutasse para o fundo das redes.
O astro confirmou a presença do time parisiense na semifinal e marcou o oitavo gol na Champions League desta temporada. Mbappé é agora o artilheiro absoluto do torneio continental, superando Harry Kane, do Bayern de Munique, que joga nesta quarta-feira (17) contra o Arsenal.