Milan faz jogo ajustado e eficiente e vence Napoli na ida das quartas da Champions
A partida foi a primeira das quartas de final da Champions League, deixando o time de Milão a um empate da semifinal do maior torneio da Europa. Esta foi apenas a quinta derrota do Napoli em 39 jogos na atual temporada, com o Milan chegando ao quinto jogo seguido no torneio sem sofrer gol.
O classificado deste confronto vai enfrentar quem passar do duelo entre Internazionale e Benfica, que jogaram nesta terça-feira, quando os italianos saíram na frente com triunfo de 2 a 0 fora de casa.
O Napoli, uma das maiores sensações da Europa, sentiu falta de peças importantes como do seu artilheiro, o nigeriano Osimhen, que ficou de fora e também da improdutividade de outra referência, Kvaratskhelia, que esteve muito bem marcado por Calabria.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, com o Napoli tendo a obrigação de um resultado positivo para avançar. Vitória do Napoli por um gol de diferença força a prorrogação.
Intensidade por pouco tempo
O primeiro tempo do Napoli foi intenso, mas somente por metade da etapa. Uma grande chance de gol apareceu com apenas 1 minuto, dando um cartão de boas-vindas para o Milan sobre o que podia acontecer. Rui Patrício perdeu chance clara, fazendo a torcida azul sentir falta instantânea de Osimhen.
O líder da Serie A ocupava bem os espaços e fazia uma marcação alta para pressionar os donos da casa e forçar o Milan a ser preciso em suas ações. Com 10 minutos de jogo, o goleiro do Milan Maignan já tinha trabalho por duas vezes no primeiro confronto entre os dois times por um torneio continental.
Queda de produção e castigo rubro-negro
A queda de ritmo do Napoli fez o Milan ganhar terreno e confiança. Rafael Leão perdeu chance por centímetros aos 24 minutos em grande arrancada.
Em novo lance com um jogador atravessando todo o campo, o Milan foi premiado pela consistência. Brahim Diaz tirou dois adversários de uma só vez para ver o campo inteiro à sua frente. Ele foi com ela até a área adversária e abriu com Leão, que deu passe de primeira para Bennacer. De primeira, o argelino fuzilou com Meret tentando defender, sem sucesso, com os pés. O San Siro foi à loucura!
O Milan, por muito pouco, quase foi para o intervalo com 2 a 0 quando Kjaer acertou um cabeçada potente no travessão, com Meret batido no lance.
Criatividade comprometida e 1 a 0 de bom tamanho para os dois lados
O segundo tempo começou como o primeiro, com o Napoli pressionando o Milan, antes da marcação do time voltar a ficar encaixada para diminuir o ímpeto napolitano. Com a criatividade dos times pouco inspirada, as finalizações foram poucas em uma etapa brigada no meio campo. O Napoli viu Anguissa ser expulso 28 minutos, já levando um prejuízo para o jogo de volta.
Menos mal que o placar final ficou com apenas um gol de diferença, com o saldo final podendo ser pior para o Napoli, que vai precisar reencontrar suas melhores atuações da temporada para chegar a uma histórica semifinal. Antes do apito final, o Napoli assustou por duas vezes com Maignan voltando a aparecer para segurar o resultado.