Real vence Bayern de virada e fará final inédita de Champions contra o Borussia
Uma noite mágica no Bernabéu. O Real Madrid encontrava, até então, uma muralha chamada Manuel Neuer e a tensão ficou ainda maior em Madri quando Alphonso Davies colocou o time bávaro à frente no placar.
Veja detalhes de Real Madrid 2 x 1 Bayern de Munique
Mas o goleiro alemão acabou batendo roupa em uma jogada crucial e Joselu, o herói improvável, empatou a partida. Ele mesmo faria o gol da virada, colocando o Real Madrid na grande decisão.
Esta será a 18ª final de Champions da história do Real Madrid, o maior campeão do torneio, com 14 taças. A última delas aconteceu contra o Liverpool, na edição de 2021/22.
Real toma a iniciativa
Na Alemanha, o Bayern de Munique subiu as linhas, marcou o Real Madrid em cima e colocou pressão desde os primeiros minutos. Na Espanha, foi o Real Madrid que tomou a iniciativa, lançando-se ao ataque em busca do gol e pressionando a saída de bola do time bávaro.
O primeiro tempo poderia ter uma grande polêmica de arbitragem. Mas o juiz foi salvo porque a finalização de Vinicius Junior, na sequência da jogada, acabou explodindo na trave de Neuer.
Houve um leve desvio do goleiro alemão no lance e o rebote voltou para Rodrygo. O arremate do camisa 11 brasileiro foi salvo por outra grande intervenção de Neuer, evitando um gol certo.
A principal chance do Bayern na etapa inicial veio com Harry Kane. O atacante inglês, goleador da temporada, fez um belo arremate e Lunin, com a ponta dos dedos, salvou o Real Madrid.
Era tudo ou nada
Os 45 minutos finais em Madri foram alucinantes e com a tensão elevada à máxima potência. No primeiro lance da etapa final, Vini Jr. colocou fogo na torcida em jogada individual que só foi interrompida pelo corte providencial de Dier.
Na sequência, o Bayern de Munique respondeu com Davies. Um chute cruzado que Carvajal desviou por cima do gol. Aos oito, Harry Kane novamente parou em Lunin, que esticou-se para fazer a defesa. Um minuto depois, em outra grande jogada de Vinicius Junior pela esquerda, Rodrygo finalizou e a bola tirou tinta da trave.
Neuer vinha fazendo uma exibição de gala no Bernabéu. O goleiro alemão defendeu uma cobrança de falta de Rodrygo e ainda executou uma intervenção espetacular em finalização de Vinicius Junior.
O futebol e seus clichês. Quem não faz, todos sabemos, leva...
E foi um golaço. Aos 21 minutos do segundo tempo, Alphonso Davies, que atravessa uma temporada extremamente irregular, redimiu-se. Ele cortou para a perna direita e disparou a bomba para vencer Lunin. Seu segundo gol na temporada, o primeiro da história do atleta na Champions League.
Não há impossível para o Real Madrid
À frente no placar, o Bayern de Munique talvez tenha tentado se fechar cedo demais. O técnico Thomas Tuchel promoveu mudanças curiosas no time, sacando peças como Sané e Harry Kane. Mesmo assim, a equipe esteve próxima do segundo gol com o contestado sul-coreano Kim Min-Jae. A cabeçada do defensor explodiu no travessão de Lunin.
Mas essa postura bávara acabou chamando o time merengue para o ataque. E Joselu, que entrou aos 35 minutos da etapa final, tornou-se o herói improvável da partida. Não há impossível para o Real quando o assunto é Champions League.
Aos 43 minutos, Neuer, que até então vinha sendo o herói do jogo, acabou batendo roupa em um chute simples de Vinicius Junior. Na hora e no lugar certo, Joselu mandou para o fundo das redes e empatou o placar.
Dois minutos depois, o mesmo Joselu completou o cruzamento de Rüdiger e virou o jogo em Madri. O lance não foi validado inicialmente, com o impedimento sendo assinalado. Mas o VAR confirmou o gol do Real, explodindo o Bernabéu. O atacante reserva teve oito toques na bola e mudou a história do jogo.
No fim da partida, outro lance polêmico. O Bayern chegou a empatar o jogo em finalização de De Ligt, mas o juiz, antes do arremate, assinalou impedimento de Mazraoui, marcado pelo auxiliar de forma afoita. O problema é que o jogador do Bayern de Munique não estava impedido. A partida prosseguiu e a vitória do Real Madrid foi confirmada.
Próximos jogos
A final da Champions League será no dia 1º de junho, sábado, em Wembley, às 16h (de Brasília). Os clubes agora caminham para o encerramento da temporada europeia.
Já campeão espanhol, o Real Madrid tem mais quatro jogos até o término de LaLiga. O próximo será contra o Granada, fora de casa, no sábado (11), às 13h30 (de Brasília), pela 35ª rodada.
Com o Leverkusen campeão, a missão do Bayern de Munique é garantir o vice-campeonato alemão. Faltam dois jogos para o fim da Bundesliga. O time bávaro joga no domingo (12), quando recebe o Wolfsburg, às 12h30 (de Brasília), pela 33ª rodada.