Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Real vence Dortmund com gol de Vini Jr. e conquista a Champions pela 15ª vez

Josias Pereira
Atualizada
A 15ª chegou para o Real Madrid
A 15ª chegou para o Real MadridAFP
O Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 neste sábado (1), em Wembley, e é, pela 15ª vez, o grande campeão da Champions League. Um time nascido para ser campeão continental. O verdadeiro Rei de Copas. Os alemães tiveram oportunidades, mandaram bola na trave e colocaram Courtois para trabalhar. Mas não basta apenas machucar o time branco de Madri. É preciso ser letal. E o Borussia não foi.

Quando as ações se equilibraram no segundo tempo, o Real Madrid precisou de apenas um lance fortuito, uma jogada que já havia sido desenhada no primeiro tempo. O escanteio de Kroos e a passagem de Carvajal para o cabeceio no primeiro pau. Kobel tentou esticar-se, mas não achou nada. 

Veja detalhes de Borussia Dortmund 0 x 2 Real Madrid no Flashscore

Depois foi a vez dele: Vinicius Junior. O brasileiro recebeu livre na ponta esquerda após vacilo da defesa do Borussia Dortmund. A invasão a grande área e o chute colocado escreveram seu nome na história.

Vini igualou a marca de Messi. Juntos, eles são os únicos jogadores sul-americanos a marcarem gols em duas finais de Champions onde levantaram o título. Vini Jr. tornou-se o primeiro brasileiro a marcar gols em finais diferentes da Champions League.

A Bola de Ouro é logo ali.  O Real Madrid tem agora mais que o dobro de títulos do Milan na Champions League. São 15 contra 7. 

As estatísticas da vitória do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund
As estatísticas da vitória do Real Madrid sobre o Borussia DortmundOpta by Stats Perform

Quem não faz...

Existia uma grande expectativa quanto à superioridade técnica do Real Madrid em relação ao Borussia. O controle da posse de bola, de fato, pertenceu aos merengues. Mas o time alemão tomou a iniciativa no primeiro tempo, criando as melhores chances. 

Os aurinegros flertaram com o gol. Aos 20 minutos, após bola enfiada de Schlotterbeck, Adeyemi saiu cara a cara com Courtois. A imposição do goleiro belga parece ter intimidado o jogador do Borussia, que tentou o drible, mas perdeu o ângulo e errou a finalização. 

A bola na trave de Füllkrug
A bola na trave de FüllkrugAFP

Pouco tempo depois, Füllkrug quase guardou o dele. O arremate do atacante alemão bateu na trave esquerda de Courtois e, caprichosamente, ricocheteou à frente da linha do gol. Aos 27 minutos, a pressão do Borussia prosseguiu e Adeyemi voltou a colocar Courtois para trabalhar. 

A jogada mais incisiva do Real Madrid foi uma tentativa de Vinicius Junior pela ponta esquerda. O cruzamento rasteiro buscava Bellingham, mas a defesa do Borussia estava atenta. O camisa 7 brasileiro teve problemas para vencer a marcação de Mats Hummels, que estava implacável. Rodrygo, por sua vez, esteve sumido em campo. 

O Real Madrid é o Real Madrid 

Carvajal abriu o placar para o Real Madrid
Carvajal abriu o placar para o Real MadridAFP

Não à toa, o Real Madrid é conhecido por seu domínio continental. E quem não derruba o gigante, padece. O Borussia Dortmund bem que tentou rivalizar. Fez sua parte. Mas não fez os gols. E quando não se marca frente a um gigante do tamanho do clube merengue, a condenação é implacável. 

Carvajal e Vinicius Junior sentenciaram o destino da partida em Wembley. O primeiro, aos 28, em uma jogada treinada e que já vinha se desenhando desde o primeiro tempo. Carvajal saiu do centro da área e, no primeiro pau, completou a batida de escanteio de Kroos

Vinicius Junior e Rodrygo fazem a festa em Wembley
Vinicius Junior e Rodrygo fazem a festa em WembleyAFP

Aos 37 minutos, o Borussia foi errar na saída de bola justamente na frente de Bellingham. O inglês, em sua casa, observou a passagem livre de Vinicius Junior na esquerda. O brasileiro recebeu e finalizou para o fundo das redes. Inapelável. 

O Borussia Dortmund chegou a balançar as redes do Real aos 41 minutos. Haller cruzou da esquerda e Fülkrug marcou no cabeceio. A arbitragem, no entanto, anulou o tento ao flagrar um impedimento no lance. Não era o dia do Dortmund. Mas era, como de costume, o dia do Real Madrid. Uma relação tão próxima e inconfundível. A "orelhuda" está em casa de novo. 

As notas dos jogadores titulares de Real Madrid e Borussia Dortmund na partida
As notas dos jogadores titulares de Real Madrid e Borussia Dortmund na partidaFlashscore

Próximos jogos 

É o fim de temporada para ambos os times. Os próximos desafios serão por amistosos preparatórios para 2024/25. No dia 12 de julho, o Dortmund tem um amistoso marcado contra o modesto Aachen, às 9h (de Brasília). 

O Real Madrid, por sua vez, vai fazer um tour nos Estados Unidos e terá como primeiro rival o Milan, no dia 31 de julho, no Soldier Field, em Chicago, às 17h (de Brasília).