Retorno às competições europeias: Aston Villa, Newcastle e Osasuna de volta à cena
Sejam eles grandes clubes, como o Newcastle ou o Lens, ou equipes mais modestas, como o tcheco Bohemians ou o húngaro Kecskeméti, eles estão unidos pelo fato de que seus torcedores tiveram de esperar pacientemente e, muitas vezes, de forma dolorosa, pelo seu retorno ao prestigioso palco.
Para alguns, foram necessárias várias gerações:
Newcastle
Por mais de uma década, os Magpies ficaram ausentes do cenário europeu, aparecendo pela última vez na temporada 2012/13 da Liga Europa.
Naquela época, eles causaram uma ótima impressão, saindo do segundo lugar do grupo para garantir uma vaga na repescagem, na qual venceram o Kharkiv e o Makhachkala, mas foram eliminados nas quartas de final pelo Benfica.
Quase nenhum torcedor do tradicional clube do nordeste da Inglaterra imaginaria que essa seria sua última participação na Europa em mais de uma década. Mas o Newcastle sobreviveu a um período difícil, que incluiu o rebaixamento para a segunda divisão, e garantiu uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões com o quarto lugar deste ano.
A última vez que eles tiveram um gostinho disso foi há 20 anos.
Aston Villa
Outro grande nome do berço do futebol, outro caso em que os torcedores foram severamente testados. Afinal de contas, os Villains venceram a Copa da Europa e a Supercopa da UEFA no passado, apenas para desaparecer gradualmente da Europa.
Sua última participação em uma copa remonta à temporada 2010/11, mas eles não fizeram nenhuma diferença na Europa naquela época.
Na rodada preliminar, o time foi derrotado pelo Rapid Viena após um empate em 1 a 1 em casa por 2 a 3 e deu adeus às competições da UEFA.
Na Inglaterra, o Aston Villa também foi rebaixado para a Championship e depois subiu, o que culminou com o técnico Unay Emery, que terminou em sétimo lugar este ano, garantindo a classificação para a Conference League.
Lens
O Lens disputou seu último jogo europeu em 4 de outubro de 2007. Na partida de volta da primeira fase da Copa da UEFA, o time perdeu por 2 a 1 na prorrogação em Copenhague e, com um empate em 1 a 1 em casa, despediu-se da Europa. O mesmo vale para o período de sucesso do clube, que nos anos seguintes oscilou entre a primeira e a segunda divisão.
Após dois sétimos lugares, o clube terminou em segundo lugar a apenas um ponto atrás do campeão PSG, seu melhor resultado desde 2002. Sua recompensa é o retorno à Europa depois de quase 16 anos, direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Osasuna
A equipe de Pamplona jogará na Europa pela primeira vez em 17 anos. Uma vitória por 2 a 1 sobre o Girona na última rodada do Campeonato Espanhol, com ambos os gols marcados pelo meio-campista croata Ante Budimir, garantiu a classificação para a Liga Europa, com o Osasuna alcançando o cobiçado sétimo lugar na classificação final. As lembranças da última participação estão desbotadas, mas agradáveis.
O Osasuna foi eliminado pelo Hamburgo na fase preliminar da Liga dos Campeões de 2006/07, mas depois teve uma jornada impressionante na então Copa da UEFA.
O time terminou em segundo lugar na fase de grupos, atrás do Parma, e nos play-offs eliminou sucessivamente Bordeaux, Rangers e Leverkusen antes de perder para o Sevilla nas semifinais, que acabou dominando a competição.
Bohemians
Os Kangaroos estão ausentes da Europa há 36 anos. Na temporada 1987/88, eles foram eliminados na primeira rodada da Copa da UEFA contra o Beveren, mas antes disso conseguiram fazer um bom nome no exterior.
Especialmente na temporada 1982/83, a mais bem-sucedida da história do clube, quando conquistou seu único título nacional e chegou às semifinais da segunda competição mais prestigiada da Europa.
No caminho para as semifinais daquela temporada, o Bohemians passou por Admiralty, Saint-Étienne, Servette e Dundee United, parando apenas no Anderlecht, que venceu a final subsequente contra o Benfica.
Depois disso, o Bohemians passou por um período de escuridão, caindo para a terceira divisão e enfrentando o rebaixamento, mas graças a um quarto lugar na última temporada, o time voltou à Europa.
Kecskeméti
O time da cidade de Kecskemét, na região central da Hungria, teve uma temporada dos sonhos, terminando em segundo lugar na liga e garantindo uma vaga na rodada preliminar da Liga Europa. No entanto, a maior conquista até então foi o triunfo na copa nacional na temporada 2010/11, fazendo o time experimentar o futebol europeu pela primeira vez nos 112 anos de história.
No entanto, não foi bem, jogando apenas duas partidas na rodada preliminar da Liga Europa e depois de um empate em 1 a 1 em casa e 0 a 0 fora contra o FC Aktobe, o clube se despediu da competição.
Em seguida, houve uma queda acentuada e, até três anos atrás, o clube ainda estava na terceira divisão da Hungria. Mas, depois de ser promovido, o time passou pela segunda maior competição e agora retorna à Europa depois de 13 anos.