Tudo sobre a volta da Champions League: Quem pode evitar o bi do Manchester City?
A competição deste ano será a última no formato que conhecemos e amamos há 20 anos.
No ano que vem, a UEFA introduzirá um novo sistema e aumentará para 36 as equipes participantes.
A final deste ano será no Estádio de Wembley, em Londres, em 1º de junho de 2024.
O grande favorito
O Manchester City é o atual campeão e o favorito das casas de apostas para o bi.
Os Cityzens se fortaleceram ainda mais no verão de transferências. Enquanto jogadores experientes, como Riyad Mahrez e Ilkay Gündogan, deixaram o clube, o time trouxe jovens estrelas como Matheus Nunes e Jeremy Doku.
É claro que muitos olhos estão novamente voltados para Erling Haaland, que foi o artilheiro do ano passado com um total de 12 gols. Mas até o fim do ano, ele não poderá ser servido pelo garçom Kevin de Bruyne, que sofreu grave lesão na coxa.
O City deve passar sem problemas pela fase de grupos, já que caiu em uma chave com Young Boys, Estrela Vermelha de Belgrado e o RB Leipzig.
O Leipzig é, sem dúvida, o maior adversário do campeão inglês na chave - embora os touros vermelhos não tenham boas lembranças da equipe de Pep Guardiola. No segundo jogo das oitavas de final da última temporada, eles apanharam de 7 a 0.
A estreia do time de Pep será nesta terça (19) contra o time sérvio.
Champions não é obsessão para o PSG
Foi o que disse Luis Enrique, novo técnico do Paris.
Mas o estrelado PSG, ao lado de Real Madrid e Bayern de Munique, são as principais concorrências do City em busca da Orelhuda.
O PSG passou por uma grande reviravolta, consequência direta da eliminação precoce da Liga na temporada anterior (derrota nas oitavas de final contra o Bayern).
Luis Enrique - que venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona em 2014/15 - prefere um estilo de jogo focado na posse de bola.
Sem Neymar e Messi, os dois velozes atacantes franceses Ousmane Dembélé e Randal Kolo Muani entram em foco, com o capitão Kylian Mbappé agora sendo o destaque absoluto da equipe.
Os franceses caíram no grupo da morte com Newcastle, Milan e Borussia Dortmund. O primeiro grande teste será contra o Dortmund, na terça-feira (19).
Real, sempre Real
No ano passado, o Real Madrid cedeu título de campeão espanhol ao seu arquirrival Barcelona e caiu sem lutar nas semifinais da Champions contra o Manchester City.
Carlo Ancelotti teve de fazer uma leve reforma no time. A equipe começou a nova temporada sem Karim Benzema, que se mudou para a Arábia Saudita.
Marco Asensio também trocou o clube pelo PSG. Os experientes meio-campistas Toni Kroos (33 anos) e Luka Modric (38) perderam destaque, e a grande esperança dos merengues se chama Jude Bellingham.
O inglês de 20 anos foi contratado por mais de 100 milhões de euros, junto ao Borussia Dortmund, e assume o papel de atacante-sombra no sistema de Ancelotti.
Bellingham marcou cinco gols nos primeiros quatro jogos do campeonato espanhol e já mostrou a que veio.
O Grupo C não deve ser um problema para o Real. O campeão italiano Napoli, após a saída de Luciano Spalletti, dificilmente levará a campo o mesmo domínio que teve em sua excelente temporada 2022/23.
Os Blancos estream na competição na quarta (20) contra o Union Berlin, debutande na Liga dos Campeões.
E o Bayern de Munique?
O Bayern de Munique gastou um dinheiro recorde para trazer o atacante Harry Kane, além de Kim Min-jae (ex-Napoli), Konrad Laimer (ex-Leipzig) e Raphaël Guerreiro (ex-Dortmund).
No entanto, o Bayern também teve que lidar com saídas notáveis. Nenhum substituto adequado para Benjamin Pavard foi contratado, tampouco o camisa 6 que Thomas Tüchel tanto pediu. A contratação de Palhinha, do Fulham, foi cancelada no último minuto.
Depois da humilhante derrota por 3 a 0 para o RB Leipzig na Supercopa da Alemanha, o time se recuperou rapidamente. Na Bundesliga, o Bayern está empatado em pontos com o líder Leverkusen após 3 vitórias e 1 empate.
Os campeões alemães estão no Grupo A junto com Manchester United, Copenhague e Galatasaray.
O United demonstrou fraquezas gritantes no início da temporada e está apenas em 13º lugar na Premier League após cinco jogos, mas os Red Devils não devem ser subestimados, assim como o Copenhague, cujo elenco é repleto de talentos.
O Galatasaray também é osso duro de roer. Os campeões turcos incluem nomes conhecidos como Lucas Torreira, Hakim Ziyech, Kerem Demirbay, Dries Mertens e Mauro Icardi.
Os turcos estão invictos na temporada, tendo vencido 8 de seus 10 jogos até agora.
Na quarta-feira, o Bayern enfrentará o Manchester United na Allianz Arena.
Barça, Arsenal e Inter correm por fora
O Barcelona teve que tentar a sorte na Liga Europa da UEFA nos últimos dois anos, pois a Champions se provou estar fora do alcance do clube que, apesar da tradição, anda atormentado por turbulências.
No entanto, o técnico Xavi Hernandez levou o clube catalão ao título da LaLiga com um plano claro e muita estrutura.
O Barça caiu em uma chave aparentemente tranquila. O time divide o Grupo H com o Royal Antwerp, o Porto e o Shakhtar Donetsk.
O Shakhtar jogará suas partidas da fase de grupos no Volksparkstadion, em Hamburgo, devido à guerra na Ucrânia. Os espanhóis começam sua aventura na terça-feira contra o Royal Antwerp.
Também há grandes expectativas para o Arsenal, vice-campeão da Premier League.
Após sete anos de ausência, os Gunners estão finalmente de volta. A equipe de Mikel Arteta foi reforçada em importantes posições-chave durante a janela de transferências. Acima de tudo, a contratação de Declan Rice deu aos londrinos mais estabilidade no meio-campo.
O time teve um início promissor na Premier League e está invicto há cinco jogos. Na quarta-feira, o Arsenal receberá o PSV Eindhoven.
Os outros adversários no Grupo B são o vice-campeão francês Lens e o atual campeão da Liga Europa, o Sevilla.
Os finalistas do ano passado, a Inter, estão novamente entre os favoritos.
Os nerazzuri enfrentarão adversários interessantes: o multicampeão austríaco RB Salzburg, o tradicional Real Sociedad (que é sempre forte em casa) e o Benfica, que recuperou a força sob o comando de Roger Schmidt.
A Inter começou a nova temporada com quatro vitórias e um saldo de gols de 13:1 - mais recentemente, venceu o clássico de Milão de forma impressionante por 5 a 1.
A equipe não teve problemas para absorver as saídas de Andre Onana, Milan Skriniar, Marcelo Brozovic, Edin Dzeko e Romelu Lukaku. A Inter viaja para San Sebastián para sua estreia na Champions na quarta-feira (20).