Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Itália ressurge com cinco semifinalistas nas três principais competições europeias

Josias Pereira e Miguel Baeza
Rafael Leão comemora um gol com Giroud durante partida do Milan
Rafael Leão comemora um gol com Giroud durante partida do MilanProfimedia
A Itália e seu futebol estão com sorte. Com as três competições europeias chegando à fase de semifinais, o futebol italiano tem representantes em todas elas. São cinco no total, deixando para trás clubes da Espanha, Inglaterra e Alemanha, recorrentes ocupantes deste posto.

Milan e Inter na Liga dos Campeões, Juventus e Roma na Liga Europa, e Fiorentina na Liga Conferência são as equipes italianas ainda vivas no mais alto nível do continente europeu. Um renascimento para um país que em seu campeonato nacional não para de apagar incêndios como o vivido pela Juve, que perdeu e recuperou pontos.

Se antes das quartas de final da Liga dos Campeões disséssemos que os dois times de Milão poderiam estar entre os oito melhores do torneio depois de 17 anos, muitos não acreditariam. Há alguns dias eles confirmaram a classificação às semifinais. Os dois vão disputar o clássico de Madonnina trazendo um quê de saudosismo do prestígio que já ocuparam dentro da Europa. 

Para isso, Milan e Inter deixaram duas das revelações da competição pelo caminho. Um Benfica que eliminou alguns dos adversários mais fortes da Champions sucumbiu frente aos Nerazzurri. Os Rossoneri, por outro lado, eliminaram o Napoli, líder da Série A, que não conseguiu levar a melhor sobre os comandados de Stefano Pioli em nenhum dos dois jogos eliminatórios.

Na Liga Europa, há duas outras equipes representando a Itália. Depois de ter se recuperado da eliminação na Liga dos Campeões, a Juventus chegou às semifinais com relativa facilidade. Eles enfrentarão um osso duro de roer, o Sevilla, que tem uma relação especial com a Liga Europa e está em busca de seu sétimo título no torneio.

A Roma continua a crescer sob o comando de José Mourinho, que terá um belo duelo à beira do campo com um de seus antigos discípulos de Real Madrid, o espanhol Xabi Alonso. O "Special One" já venceu a Liga Conferência em 2022 com o clube da capital italiana e quer mais um título de extrema importância dentro da Europa em seu currículo.

O país com o maior número de equipes nas fases decisivas das competições europeias tem ainda a Fiorentina progredindo com firmeza na Liga Conferência. A Viola terá o Basel, da Suíça, pela frente nas semifinais. A campanha da Fiorentina conta com um empolgante Luka Jovic, que tem seis gols em nove jogos, e o brasileiro Arthur Cabral, que marcou seis gols em 10 partidas.