Juventus vence Sporting e jogará por empate para chegar à semi da Liga Europa
Foi a 8ª vitória do time alvinegro por 1 a 0 em 2023. O gol da Juve foi marcado por Gatti, aos 27 minutos do segundo tempo, com o substituto do brasileiro Alex Sandro sendo decisivo no resultado final.
O Sporting fez um jogo regular, sendo castigado por uma falha do goleiro Adán, quando a partida se encaminhava para o fim. Diante do seu torcedor, a tendência é que os Leões tenham uma apresentação mais agressiva para dar muito trabalho aos italianos.
Sporting comandou boa parte das ações no 1° tempo
A Juventus tentou impor um forte ritmo no começo do jogo, mas tinha pela frente um Sporting bem postado e organizado, que não demorou a gostar do jogo. Os portugueses chegaram para o confronto invicto há 11 jogos, demonstrando uma boa fase graças a regularidade mostrada dentro de campo nos jogos recentes, não somente no Campeonato Português como na própria Liga Europa, onde eliminaram o Arsenal na fase anterior.
O Sporting gostou tanto que tomou controle das ações a partir dos 25 minutos e começou a pressionar os donos da casa, que caíram de rendimento e precisaram contar com seu goleiro Szczesny para evitar que o placar fosse aberto.
Por mais de uma vez, a meta da Juve foi seriamente ameaçada, com o time alvinegro acuado em seu próprio território. Morita, Nuno Santos e Coates estiveram perto de marcar, deixando a torcida local com uma certa apreensão. Aos 44 minutos, o arqueiro polonês sentiu um mal estar e precisou ser substituído, dando lugar a Perin, que foi aparecer somente nos últimos instantes para fazer dupla defesa e salvar o resultado positivo.
Veja como foi Juventus x Sporting
Organização vira areia com falha de Adán
No segundo tempo, o Sporting seguiu consistente, sem se desorganizar para forçar a Juventus a desempenhar um futebol de bom nível. O começo dos italianos na segunda etapa não foi dos mais positivos, com seguidos erros e dificuldades na transição tirando a paciência da torcida. Foram necessários alguns minutos para a Juve se reestabelecer e se encontrar no jogo.
Com as ações equilibradas, a vitória poderia ir para qualquer lado com erros podendo ter um peso grande. E foi em uma falha do goleiro Adán, em jogada área, aos 28 minutos, que a Juve abriu o placar. A "caçada de borboleta" do arqueiro fez Vlahovic ganhar no alto antes de Coates tirar em cima da linha.
Gatti estava logo ali para empurrar para dentro para fazer uma situação recorrente da atual temporada se repetir: vitória de 1 a 0 da Juve sem convencer e empolgar. Antes do apito final, Pogba entrou em campo, situação rara dentro de uma temporada em que jogou por apenas 40 minutos.