Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leverkusen de Alonso encara semi da Liga Europa para manter vivo sonho da tríplice coroa

AFP
Alonso tenta repetir, na Liga Europa, o mesmo sucesso da Bundesliga
Alonso tenta repetir, na Liga Europa, o mesmo sucesso da BundesligaProfimedia
Com o título da Bundesliga já na bagagem, o Bayer Leverkusen, treinado por Xabi Alonso, enfrenta a Roma, nesta quinta-feira (2), no jogo de ida das semifinais da Liga Europa. O objetivo é obter um bom resultado para continuar na briga por um triplo título histórico.

A outra semifinal da segunda competição de clubes da Europa coloca o Olympique de Marselha contra o Atalanta, enquanto a Liga da Conferência também apresenta duelos atraentes entre equipes consagradas: Fiorentina x Brugge e Aston Villa x Olympiacos.

Tendo disputado 46 jogos nesta temporada, o Leverkusen não perdeu nenhum deles (38 vitórias e oito empates): 31 na Bundesliga, 10 na Liga Europa e cinco na Copa da Alemanha.

Acompanhe Roma x Bayer Leverkusen, ao vivo, pelo Flashscore

Leverkusen não sabe o que é perder na atual temporada
Leverkusen não sabe o que é perder na atual temporadaFlashscore

No Olímpico de Roma, o time alemão tentará manter a invencibilidade, embora o objetivo principal seja conseguir um bom resultado que lhe permita enfrentar o jogo de volta com garantias e ainda poder aspirar ao triplo histórico.

O time do técnico Xabi Alonso também está classificado para a final da Copa da Alemanha, contra o Kaiserslautern, no dia 25 de maio).

Capacidade de sobrevivência

Se essa sequência é notável por si só, também é notável pela forma como o Leverkusen a está alcançando, mostrando ser uma equipe que nunca desiste, como evidenciado pelo fato de que, em 15 jogos, eles marcaram nos acréscimos, muitas vezes para evitar a derrota.

Algo "difícil de explicar", admitiu Alonso após o último "milagre", no fim de semana passado, quando o time acabou empatando em 2 a 2 com o Stuttgart.

Siga a Liga Europa pelo Flashscore

"Não tenho visto isso acontecer com frequência no futebol", disse o técnico basco de 42 anos, uma das maiores sensações da temporada na Europa pelo sucesso esportivo e jogo atraente de sua equipe.

"É uma equipe que tem algo especial, joga bem, tem bons jogadores e é comandada por um excelente treinador, um dos melhores do mundo", elogiou o técnico Daniele de Rossi, da Roma, nesta quarta-feira.

O desempenho recente da Roma
O desempenho recente da RomaFlashscore

Sem alcançar os números do espanhol, o histórico de De Rossi também é excelente desde que ele assumiu o cargo em meados de janeiro, substituindo José Mourinho, com apenas quatro derrotas em todas as competições.

Sob seu comando, a Roma se recuperou de um início de temporada ruim, subindo da nona para a quinta posição na Série A, com aspirações de chegar à próxima Liga dos Campeões e ser semifinalista da Liga Europa, competição que perdeu nos pênaltis para o Sevilla no ano passado.

A principal ameaça da Roma será o argentino Paulo Dybala, que em sua segunda temporada na capital ainda está em busca de seu primeiro título com o "Giallorosso".

Roma teve importante crescimento sob o comando de De Rossi
Roma teve importante crescimento sob o comando de De RossiAFP

Marselha: Doutor Jekyll e Sr. Hyde

A temporada do Olympique de Marselha contrasta entre a campanha catastrófica no Campeonato Francês, em sétimo lugar a três rodadas do fim e com poucas chances de classificação para as competições europeias por meio do campeonato, e a consistência na Liga Europa, onde perdeu apenas um jogo na fase de grupos e eliminou Shakhtar Donetsk, Villarreal e Benfica no mata-mata.

Acompanhe Olympique de Marselha x Atalanta, ao vivo, pelo Flashscore

O veterano atacante do Gabão, Pierre-Emerick Aubameyang, será o principal trunfo ofensivo da equipe francesa contra a Atalanta, um time italiano que está terminando a temporada muito melhor do que começou.

Marselha faz campanhas distintas na Ligue 1 e Liga Europa
Marselha faz campanhas distintas na Ligue 1 e Liga EuropaAFP

Emery x Mendilibar

Na Liga Conferência, haverá um duelo espanhol: Unai Emery, no comando do Aston Villa, enfrentará o Olympiacos, comandado por José Luis Mendilibar.

Siga a Liga Conferência pelo Flashscore

Aston Villa se classificou com emoção para as semifinais da Liga Conferência
Aston Villa se classificou com emoção para as semifinais da Liga ConferênciaAFP

Ambos já conhecem o sucesso na Europa: Emery tem quatro Ligas Europa (três com o Sevilla em 2014, 2015 e 2016 e uma com o Villarreal em 2021) e Mendilibar venceu o mesmo torneio no ano passado com o Sevilla.

Isso garantirá uma presença espanhola na final, que também poderá incluir o atacante Ferran Jutgla, do Brugge, desde que os belgas eliminem a Fiorentina.