Leverkusen de Alonso encara semi da Liga Europa para manter vivo sonho da tríplice coroa
A outra semifinal da segunda competição de clubes da Europa coloca o Olympique de Marselha contra o Atalanta, enquanto a Liga da Conferência também apresenta duelos atraentes entre equipes consagradas: Fiorentina x Brugge e Aston Villa x Olympiacos.
Tendo disputado 46 jogos nesta temporada, o Leverkusen não perdeu nenhum deles (38 vitórias e oito empates): 31 na Bundesliga, 10 na Liga Europa e cinco na Copa da Alemanha.
Acompanhe Roma x Bayer Leverkusen, ao vivo, pelo Flashscore
No Olímpico de Roma, o time alemão tentará manter a invencibilidade, embora o objetivo principal seja conseguir um bom resultado que lhe permita enfrentar o jogo de volta com garantias e ainda poder aspirar ao triplo histórico.
O time do técnico Xabi Alonso também está classificado para a final da Copa da Alemanha, contra o Kaiserslautern, no dia 25 de maio).
Capacidade de sobrevivência
Se essa sequência é notável por si só, também é notável pela forma como o Leverkusen a está alcançando, mostrando ser uma equipe que nunca desiste, como evidenciado pelo fato de que, em 15 jogos, eles marcaram nos acréscimos, muitas vezes para evitar a derrota.
Algo "difícil de explicar", admitiu Alonso após o último "milagre", no fim de semana passado, quando o time acabou empatando em 2 a 2 com o Stuttgart.
Siga a Liga Europa pelo Flashscore
"Não tenho visto isso acontecer com frequência no futebol", disse o técnico basco de 42 anos, uma das maiores sensações da temporada na Europa pelo sucesso esportivo e jogo atraente de sua equipe.
"É uma equipe que tem algo especial, joga bem, tem bons jogadores e é comandada por um excelente treinador, um dos melhores do mundo", elogiou o técnico Daniele de Rossi, da Roma, nesta quarta-feira.
Sem alcançar os números do espanhol, o histórico de De Rossi também é excelente desde que ele assumiu o cargo em meados de janeiro, substituindo José Mourinho, com apenas quatro derrotas em todas as competições.
Sob seu comando, a Roma se recuperou de um início de temporada ruim, subindo da nona para a quinta posição na Série A, com aspirações de chegar à próxima Liga dos Campeões e ser semifinalista da Liga Europa, competição que perdeu nos pênaltis para o Sevilla no ano passado.
A principal ameaça da Roma será o argentino Paulo Dybala, que em sua segunda temporada na capital ainda está em busca de seu primeiro título com o "Giallorosso".
Marselha: Doutor Jekyll e Sr. Hyde
A temporada do Olympique de Marselha contrasta entre a campanha catastrófica no Campeonato Francês, em sétimo lugar a três rodadas do fim e com poucas chances de classificação para as competições europeias por meio do campeonato, e a consistência na Liga Europa, onde perdeu apenas um jogo na fase de grupos e eliminou Shakhtar Donetsk, Villarreal e Benfica no mata-mata.
Acompanhe Olympique de Marselha x Atalanta, ao vivo, pelo Flashscore
O veterano atacante do Gabão, Pierre-Emerick Aubameyang, será o principal trunfo ofensivo da equipe francesa contra a Atalanta, um time italiano que está terminando a temporada muito melhor do que começou.
Emery x Mendilibar
Na Liga Conferência, haverá um duelo espanhol: Unai Emery, no comando do Aston Villa, enfrentará o Olympiacos, comandado por José Luis Mendilibar.
Siga a Liga Conferência pelo Flashscore
Ambos já conhecem o sucesso na Europa: Emery tem quatro Ligas Europa (três com o Sevilla em 2014, 2015 e 2016 e uma com o Villarreal em 2021) e Mendilibar venceu o mesmo torneio no ano passado com o Sevilla.
Isso garantirá uma presença espanhola na final, que também poderá incluir o atacante Ferran Jutgla, do Brugge, desde que os belgas eliminem a Fiorentina.