Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Maccabi Haifa volta a campo pela 1ª vez após início da guerra em Israel

Alex Xavier
Bandeira do Haifa em memorial para vítimas da guerra
Bandeira do Haifa em memorial para vítimas da guerraMaccabi Haifa
O Maccabi Haifa entra em campo nesta quinta-feira (9), pela Liga Europa, para jogar a primeira partida de um time israelense desde que estourou o atual conflito entre Israel e Hamas. A guerra, que dura já mais de um mês, causou a morte de milhares de pessoas na região, incluindo cerca de 50 torcedores do clube alviverde.

O Haifa joga em casa contra o Villarreal, mas o duelo será disputado em campo neutro, no Chipre, às 14h45 (de Brasília).

Siga a partida em tempo real

O Maccabi Tel Aviv, outro que perdeu torcedores no conflito, também joga mais tarde nesta quinta, contra o Zorya Luhansk, pela Liga Conferência.

Estes serão os dois primeiros jogos de dois clubes israelenses desde 7 de outubro.

"A mente não está aqui"

"É muito difícil falar sobre futebol", disse o treinador do Haifa, Messay Dego, na véspera do jogo na Arena AEK. Dego fez um breve discurso na coletiva de imprensa e não aceitou perguntas. "Muitos de nossos torcedores foram mortos. Mas Israel é muito forte e vamos superar isso", afirmou.

Membros da comissão técnica do Haifa foram pessoalmente afetados pela guerra.

Último jogo do Haifa foi o 0x0 contra o Panathinaikos
Último jogo do Haifa foi o 0x0 contra o PanathinaikosProfimedia

O filho de um dos preparadores físicos estava na rave atacada pelo Hamas e escapou com vida por pouco. O pai de outro preparador estava em um dos kibutzim alvo dos terroristas. 

"Normalmente você pensa no jogo, nas táticas. Mas a mente não está aqui", disse o zagueiro Shon Goldberg ao jornal britânico The Guardian.

Atual campeão israelense, o Haifa tem apenas um ponto em dois jogos no Grupo F da Liga Europa. O time não entra em campo desde 5 de outubro e não conta com seus jogadores estrangeiros, que evacuaram Israel após o ataque do Hamas. 

"Se fizermos algo para deixar as pessoas um pouco orgulhosas e fazê-las esquecer por 90 minutos, é bom. Não jogamos apenas para os fãs do Maccabi Haifa, jogamos pelo país," afirmou ao Guardian o defensor Rami Gershon.

A liga doméstica de Israel continua pausada por conta da guerra.

Acompanhe a Liga Europa em tempo real no Flashscore