Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sevilla bate a Roma nos pênaltis e vence a Liga Europa pela 7ª vez

Atualizada
Sevilla vence a Liga Europa mais uma vez e chega ao seu sétimo título
Sevilla vence a Liga Europa mais uma vez e chega ao seu sétimo títuloAFP
O Sevilla venceu a Roma nos pênaltis por 4 a 1, nesta quarta-feira (31), e conquistou seu sétimo título da Liga Europa. A final, disputada na Puskás Arena, em Budapeste, terminou em 1 a 1 nos 120 minutos de bola rolando. Bono foi o grande herói das penalidades ao defender as cobranças de Mancini e Ibañez.

Heptacampeão, o Sevilla continua invicto em finais de Liga Europa. Só nos últimos 10 anos, foram cinco temporadas em que o time da Andaluzia saiu com o troféu da segunda maior competição europeia. O título também garante o Sevilla na próxima Liga dos Campeões.

Do lado da Roma, José Mourinho perdeu sua primeira final continental da carreira, na sexta oportunidade. Atual campeã da Liga Conferência, a equipe italiana desperdiçou a chance de conquistar seu terceiro título internacional e de voltar à Champions League após quatro temporadas.

As estatísticas de Sevilla 1x1 Roma na final da Liga Europa
As estatísticas de Sevilla 1x1 Roma na final da Liga EuropaOpta by StatsPerform

Bono vira herói nos pênaltis

O momento decisivo em Budapeste emulou as disputas por pênaltis disputadas na Copa do Mundo do Catar. As duas primeiras cobranças foram convertidas: Lucas Ocampos para o Sevilla e Bryan Cristante para a Roma. Depois disso, brilhou a estrela do marroquino Bono.

Assim como nas oitavas do último Mundial, contra a Espanha, o goleiro foi decisivo. Desta vez ele pegou as cobranças de Mancini e Ibañez. Erik Lamela e Ivan Rakitic marcaram para deixar Gonzalo Montiel com a responsabilidade de sacramentar o hepta do Sevilla. O lateral, autor da cobrança que deu o título da Copa para a Argentina, foi mais uma vez decisivo e explodiu a torcida na Puskás Arena.

Bono fez duas defesas cruciais na disputa por pênaltis
Bono fez duas defesas cruciais na disputa por pênaltisAFP

Dybala coloca Roma na frente

A dinâmica da partida em seu início foi exatamente como todos esperavam antes da decisão. O Sevilla com a bola diante de uma Roma fechada e com todos os seus jogadores atrás do meio-campo. No entanto, a ótima marcação executada pelo time de José Mourinho fez com que os romanistas bloqueassem qualquer construção pelas laterais do time espanhol, tirando o Sevilla de sua zona de conforto ofensiva.

Além disso, a equipe da capital italiana saiu com eficiência para o ataque e marcou o primeiro gol da final na única grande chance que teve. O zagueiro Mancini recebeu a bola com liberdade no meio-campo e lançou Paulo Dybala em direção à área. O argentino finalizou muito bem na saída de Bono para fazer 1 a 0.

Dybala finaliza para abrir o placar em Budapeste
Dybala finaliza para abrir o placar em BudapesteAFP

Sevilla cresce e busca empate

O chute de Rakitic na trave, nos acréscimos do primeiro tempo, já indicava um crescimento dos espanhóis na partida. Após o intervalo, os então hexacampeões da Liga Europa voltaram com tudo e empataram a partida. Mancini, dono da assistência do gol da Roma, vacilou ao tentar interceptar cruzamento de Jesús Navas e jogou para a sua própria rede, deixando tudo igual.

Jogadores do Sevilla comemoram gol de empate
Jogadores do Sevilla comemoram gol de empateAFP

Depois do gol de empate, o duelo voltou a se tornar mais equilibrado e muito aberto. Não fosse a intervenção providencial de Bono em duas ocasiões, a Roma teria vencido no tempo normal. O susto para o torcedor romanista ocorreu quando o árbitro Anthony Taylor marcou uma penalidade para o Sevilla, sofrida por Lucas Ocampos. No entanto, o árbitro consultou o VAR e reverteu a decisão.

Equipes esgotadas na prorrogação

Os 40 minutos complementares, devido a um acréscimo de 10 no fim da prorrogação, foram de dois times esgotados em campo, sem grandes oportunidades. O Sevilla buscou mais o gol e teve mais de 70% de posse de bola no período. A Roma pareceu satisfeita com a disputa nas penalidades, e acabou pagando caro.

As notas Flashscore dos jogadores que atuaram na final
As notas Flashscore dos jogadores que atuaram na finalFlashscore