Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sevilla, rei da Liga Europa, busca sétimo título contra a Roma de Mourinho

Final da Liga Europa acontece nesta quarta-feira (31), em Budapeste, na Hungria
Final da Liga Europa acontece nesta quarta-feira (31), em Budapeste, na HungriaEuropa League/Divulgação
O Sevilla terá como meta o sétimo título da Liga Europa na final desta quarta-feira (31), às 16h (de Brasília), em Budapeste, contra a Roma de José Mourinho, que conquistou cinco grandes troféus europeus, incluindo a Conference League do ano passado com os italianos.

Nem o Sevilla e nem Mourinho jamais perderam uma final europeia. Os espanhóis venceram todas as seis decisões de Liga Europa que disputaram, enquanto o técnico português se tornou no ano passado o primeiro técnico a vencer todos os troféus europeus.

Acompanhe Sevilla x Roma com narração no Flashscore

A conquista de Mourinho inclui dois títulos da Liga dos Campeões (Inter de Milão e Porto), duas taças de Liga Europa (Porto e Manchester United) e o troféu inaugural da Conference League.

No entanto, o técnico da Roma terá uma tarefa difícil para levar seu time à vitória contra o Sevilla, o "Rei da Liga Europa". A equipe espanhola chegará com força para a decisão e quer manter o recorde surpreendente em sua competição favorita após uma temporada difícil.

Renascimento em um "Porto Seguro"

Presente na metade inferior da tabela de classificação de La Liga durante grande parte de uma temporada onde demitiu dois treinadores, incluindo Jorge Sampaoli, hoje no Flamengo, o Sevilla redescobriu seu futebol depois de sair da Liga dos Campeões.

Sevilla se reencontrou durante disputa da Liga Europa
Sevilla se reencontrou durante disputa da Liga EuropaSevilla/Divulgação

A equipe venceu PSV Eindhoven, Fenerbahçe e Manchester United antes de derrotar a Juventus nas semifinais para chegar à decisão.

Eles perderam apenas duas partidas desde a chegada do técnico Jose Luis Mendilibar em meados de março e estão na corrida por uma vaga na Conference League com um jogo restante em La Liga, depois de passar a maior parte da temporada lutando para evitar o rebaixamento.

Para salvar a temporada

José Mourinho pode levar Roma à consquita de torneio inédito
José Mourinho pode levar Roma à consquita de torneio inéditoRoma/Divulgação

A Roma, no entanto, não vence há sete jogos consecutivos no campeonato italiano e sofreu uma dura derrota por 2 a 1 para a Fiorentina no sábado (27), acabando com qualquer esperança de terminar entre os quatro primeiros na Serie A e, assim, garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões via Campeonato Italiano. 

Eles conquistaram uma vaga na final da Liga Europa após um empate por 0 a 0 com o Bayer Leverkusen na partida de volta da semifinal, garantindo a vitória no agregado, já que venceram na ida por 1 a 0.

Chance de título e de chegar à Liga dos Campeões 

Com Sevilla e Roma tendo ficado pelo caminho na disputa em seus campeonatos nacionais, eles precisam vencer nesta quarta-feira (31) para se classificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada. No caso do Sevilla, que está em 11º lugar em La Liga, uma derrota para a Roma pode simbolizar, além da perda da taça, a ausência em competições europeias na próxima temporada. 

Budapeste recebe a final da Champions League
Budapeste recebe a final da Champions LeagueEuropa League/Divulgação

Depois de vencer as finais da Liga Europa de 2006, 2007, 2014, 2015, 2016 e 2020, o Sevilla tem a chance de fazer sua mágica mais uma vez naquela que é sua competição favorita.

No entanto, eles não poderão contar com o talismã lateral-esquerdo Marcos Acuña, que foi expulso na prorrogação do segundo jogo da semifinal contra a Juventus, partida que o Sevilla venceu por 2 a 1 e assegurou uma vitória agregada por 3 a 2. 

Sevilla x Roma terá narração do Flashscore
Sevilla x Roma terá narração do FlashscoreFlashscore

O "Special One" Mourinho, que conhece alguns truques quando se trata de finais europeias, terá o lateral Leonardo Spinazzola de volta após uma distensão muscular, enquanto os atacantes Stephan El Shaarawy e Paulo Dybala também devem estar aptos.

A Roma nunca venceu a Liga Europa, embora tenha sido vice-campeã na Copa da UEFA de 1991 e na Copa da Europa de 1984, com seu único título europeu além do triunfo da Conference League no ano passado sendo a Copa das Cidades com Feiras de 1961.