Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sevilla vence Juve na prorrogação e vai à final da Liga Europa; Roma também avança

Lamela classificou o Sevilla com um gol na prorrogação
Lamela classificou o Sevilla com um gol na prorrogaçãoAFP
A final da Liga Europa 2022/23 está definida: Sevilla x Roma. O time espanhol garantiu vaga ao vencer a Juventus de virada por 2 a 1, na prorrogação, nesta quinta-feira (18), no Ramón Sánchez-Pizjuán. A Roma avançou ao segurar o 0 a 0 com o Bayer Leverkusen, na BayArena.

A decisão está marcada para 31 de maio, na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria. O Sevilla é o maior campeão da Europa League e vai em busca do hepta, sem nunca ter perdido uma final. A Roma tenta o título inédito, depois de ter sido vice para a Inter de Milão em 1990/91 — quando a competição se chamava Copa da UEFA.

Virada do Sevilla

A vaga do Sevilla veio com muita emoção. A equipe de José Luis Mendilibar dominou a Juventus em boa parte do jogo, mas sofreu para superar o goleiro Szczesny. Além disso, os rojiblancos reclamaram bastante de dois pênaltis não marcados pelo árbitro Danny Makkelie no primeiro tempo.

As estatísticas da vitória dramática do Sevilla
As estatísticas da vitória dramática do SevillaOpta by Stats Perform

Quando o time espanhol parecia mais perto do gol, foi a Juve que abriu o placar. Aos 20 minutos do segundo tempo, Vlahovic aproveitou uma indecisão da defesa e tocou com categoria na saída de Bono. Logo depois, Suso acertou um chutaço de fora da área e deixou tudo igual.

Confira os detalhes de Sevilla 2x1 Juventus

A atmosfera no Ramón Sánchez-Pizjuán ajudou o Sevilla a seguir pressionando, mas o drama continuou. Na prorrogação, logo aos cinco minutos, Lamela recebeu cruzamento de Bryan Gil e cabeceou para dentro. Os rojiblancos se fecharam na defesa e chegaram a ter Acuña expulso antes de confirmar a vitória e a vaga.

Jogadores do Sevilla vibram com vaga em mais uma final
Jogadores do Sevilla vibram com vaga em mais uma finalAFP

Roma se classifica

Um ano após conquistar a Conference League, a Roma de José Mourinho está em mais uma final europeia. Os giallorrossi foram pressionados pelo Bayer Leverkusen durante os 90 minutos na BayArena, mas seguraram o 0 a 0 e avançaram. Na ida, o time da capital italiana venceu por 1 a 0. 

As estatísticas do empate sem gols na Alemanha
As estatísticas do empate sem gols na AlemanhaOpta by Stats Perform

Na melhor chance do Leverkusen no primeiro tempo, Diaby acertou o travessão. O susto fez a Roma recuar as linhas e se defender ainda mais para proteger a vantagem. A estratégia de "estacionar o ônibus" deu certo e os italianos asseguraram a classificação.

Jogadores da Roma abraçam Mourinho após confirmação da vaga na final
Jogadores da Roma abraçam Mourinho após confirmação da vaga na finalAFP

Veja como foi Bayer Leverkusen 0x0 Roma