Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aitana Bonmatí confirma favoritismo e leva a Bola de Ouro

Josias Pereira e César Suárez
Aitana Bonmatí, a Bola de Ouro 2023
Aitana Bonmatí, a Bola de Ouro 2023AFP
Aitana Bonmatí, a melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina deste ano, também ganhou a Bola de Ouro 2023 na categoria feminina. A meia da seleção espanhola sucede sua companheira de equipe no Barcelona e na Espanha, Alexia Putellas, que ganhou o prêmio nas duas últimas edições.

Foi uma conclusão inevitável. Não havia dúvida de que a meio-campista catalã era a vencedora mais merecedora do prêmio. 

Se o Barcelona foi eleito o melhor clube feminino pela France Football na mesma premiação de gala, e a seleção espanhola foi proclamada campeã mundial na Copa da Austrália e Nova Zelândia, a participação de Aitana Bonmatí em ambos os sucessos teve muito a ver com isso.

Com sua equipe, ela venceu a LaLiga feminina com nove gols e 10 assistências em 23 jogos. Ela também ganhou a Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões. Com um gol na final da Champions, Aitana ganhou o prêmio de melhor jogadora da competição. E como se isso não bastasse, ela também ganhou o troféu The Best, concedido pela FIFA.

Às vezes comparada ao estilo de jogo de Andrés Iniesta, Aitana Bonmatí é uma das embaixadoras por excelência do DNA do Barça, capaz de fazer ligações curtas e longas, de organizar jogadas de ataque, de manter a calma enquanto mantém sua posição, de ir e voltar.

Nessa festa de gala da Bola de Ouro, não houve argumentos contra essa pequena grande jogadora, a melhor do mundo na atualidade.