Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Árbitra retorna ao futebol mexicano depois de quase duas décadas

AFP
Katia Itzel García mostrou sete cartões amarelos em partida sem polêmicas
Katia Itzel García mostrou sete cartões amarelos em partida sem polêmicasComisión de Árbitros
Depois de quase 19 anos, uma árbitra voltou à primeira divisão mexicana neste sábado (9), com a atuação de Katia Itzel García Mendoza na 11ª rodada do torneio Clausura-2024 entre Pachuca e Querétaro.

Com sua atuação, García Mendoza se tornou a segunda árbitra a apitar uma partida na primeira divisão do futebol mexicano, depois da aposentada Virginia Tovar Díaz.

Em uma partida tranquila e sem polêmicas, na qual o Querétaro venceu o Pachuca por 2 a 1, Katia Itzel García mostrou sete cartões amarelos e concedeu um pênalti após uma revisão do VAR.

A profissional advertiu seis jogadores do Querétaro e também advertiu o técnico uruguaio Guillermo Almada, do Pachuca. 

Siga a Liga MX pelo Flashscore

Nascida em 1º de setembro de 1992, Katia Itzel García estreou na arbitragem profissional no futebol mexicano em 2016, nas divisões inferiores.

Em 2019, García Mendoza recebeu seu distintivo de árbitro da FIFA, que foi revalidado em 2023.

Em 2022, a árbitra mexicana apitou a final da Copa do Mundo Feminina Sub-17 na Índia. No ano seguinte, apitou a Copa do Mundo Feminina na Austrália e na Nova Zelândia. Este ano, ela participou da primeira Copa Ouro Feminina da CONCACAF.

Antes do surgimento de Katia Itzel García Mendoza, a primeira mulher a arbitrar na primeira divisão foi Virginia Tovar Díaz.

Em 22 de fevereiro de 2004, Virginia Tovar marcou a história da arbitragem feminina no México ao aparecer como árbitra central da partida entre Irapuato e América no estádio Sergio León Chávez.