Reencarnação do Žilina: mistura da base com experiência tem tudo para terminar em título
A melhor base da Eslováquia
O Žilina é conhecido na Eslováquia por seu trabalho com jovens jogadores, o que fez com que muitos nomes conhecidos chegassem ao futebol de alto nível. Grande parte da seleção eslovaca, bem como ex-jogadores da equipe nacional e até mesmo jogadores estrangeiros passaram pela base do clube. Marek Mintál é bem conhecido dos anos anteriores. O ex-jogador chegou a ser o artilheiro da Bundesliga na temporada 2004/2005.
Do Žilina, o atual capitão da seleção da Eslováquia e um dos melhores goleiros do mundo nos últimos anos, Milan Škriniar, rumou para a Inter e depois para o PSG. O principal pilar do Feyenoord é Dávid Hancko, que foi muito procurado pelo Atlético de Madrid e pelo Liverpool, entre outros, no verão europeu.
O goleiro Martin Dúbravka é conhecido por suas atuações no Newcastle. E assim poderíamos continuar com os jogadores que vestiram a camisa do Žilina e agora estão jogando na Europa. Em seguida, podemos citar Mário Sauer. Quatro gols e cinco assistências em 12 jogos são a prova disso.
Estrelas do futebol mundial
Sob a árvore de Dubno, eles se tornaram, ao longo dos anos, associados ao futebol na África. Criaram uma academia da qual extraem talentos interessantes. Eles facilitaram a chegada ao velho continente de muitos jogadores que já conseguiram se firmar no time titular. No momento, Samuel Gidi é um pilar do meio-campo ao lado de Sauer. Entre os goleiros, Adama Drame está começando a mostrar o seu valor.
Talvez o exemplo ideal de como o futebol funciona em Žilina em termos de jogadores estrangeiros seja Jakub Kiwior. Suas atuações abriram caminho para o Spezia, na Itália, e de lá para o Arsenal, em Londres.
Sob o comando de Mikel Arteta, ele jogou em 45 partidas em dois anos. Aliás, é apenas uma questão de tempo até que um movimento semelhante possa ser feito, por exemplo, por Adrian Kapralik, que recentemente jogou como convidado no Górnik Zabrze, na Polônia. Situação similar tem tudo para ser vivida por Dávid Ďuriš, jogador da seleção da Eslováquia.
Depois de anos sendo um candidato ao título
O Žilina ganhou o título do campeonato sete vezes em sua história após a divisão da república. No entanto, a última vez foi na temporada 2016/17 e, desde então, muita água correu. Os torcedores estão esperando por outro grande sucesso há mais de sete anos. O Slovan Bratislava assumiu a liderança da liga, mas os Shoshones têm produzido continuamente vários dos jogadores mencionados acima para o mundo do futebol, pelo menos. Podemos dizer com segurança que eles estão pagando por sua própria política - se autofinanciando com a venda de produtos valiosos.
Tudo tem seu tempo. No futebol, isso é duplamente verdadeiro. A gerência do Žilina entendeu isso e fez mudanças. Tomáš Hubočan retornou ao Dubeň. O goleiro de 39 anos deixou o time verde-amarelo em 2008 e voltou 15 anos depois. Ele foi seguido por Miroslav Káčer, capitão do time. Mais recentemente, após 12 anos no Hertha Berlin, Peter Pekarik se juntou ao time.
O que causou as chegadas? Em cooperação com o experiente técnico Michal Ščasný, foi criada uma máquina de trabalho. Ele comanda não apenas o sistema ofensivo do Žilina, mas acrescentou sua marca em uma defesa compacta e organizada. Na atual temporada da liga, a equipe não perdeu nenhuma vez. São 12 jogos, nove vitórias e três empates. Melhor registro ofensivo (29 gols marcados) e a defesa mais sólida (9 gols sofridos).
No momento, a equipe do técnico Ščasný tem uma vantagem mínima sobre a hegemonia branca de longa data (2 pontos), mas suas ambições são maiores. Confirmado por desempenhos e resultados merecidos, a liga eslovaca pode ver um novo campeão após seis anos de reinado do Slovan Bratislava.