Confira tudo que ainda está em disputa nas principais ligas europeias
Da Premier League ao Campeonato Português, passando por LaLiga e Serie A, confira abaixo como está a disputa nas principais ligas do Velho Continente.
Inglaterra
Na Premier League, a luta parece estar reduzida a duas equipes: Arsenal e Manchester City, separadas por oito pontos. Os Citizens têm um jogo a menos, enquanto os Gunners estão na contagem regressiva, com 10 rodadas para o término do torneio. Portanto, 30 pontos ainda estão em disputa.
De resto, a temporada na Inglaterra está sendo marcada por jogos atrasados devido ao falecimento da rainha Elizabeth II e à pausa para a Copa do Mundo. Dos primeiros 10 colocados, só Arsenal e Tottenham disputaram todas as 28 rodadas. As posições na tabela podem sofrer várias alterações com os jogos em atraso.
Manchester United (50) e Tottenham (49) estão com as últimas vagas da Liga dos Campeões, mas são seguidos de perto por Newcastle (47), Liverpool, Brighton e Brentford (42), todos com jogos ainda a disputar. O Fulham (39) ainda sonha com um lugar nas competições europeias.
A luta pela permanência promete ser disputada até o fim. Do lanterna Southampton (23) ao Crystal Palace, 12º, apenas quatro pontos separam as equipes. Se a temporada terminasse agora, Bournemouth e West Ham disputariam a segunda divisão inglesa, mas até o fim muita coisa pode mudar.
Espanha
A festa do título de LaLiga parece ser apenas uma questão matemática. Com 12 rodadas em disputa (36 pontos), o Barcelona (68) lidera o campeonato com 12 a mais que o Real Madrid (56).
Atlético Madrid (51 pontos) e Real Sociedad (48 pontos) estão com as duas últimas vagas na Liga dos Campeões, com o eétis (45 pontos) ainda sonhando com uma vaga no torneio continental, assim como o Villarreal (41). O Athletic Bilbao (36) detém, neste momento, a última vaga à Liga Conferência, em igualdade de pontos com Rayo Vallecano e Osasuna. O Celta de Vigo (34) e o Osasuna correm por fora.
Na luta contra o rebaixamento, o Elche (13 pontos) parece condenado à queda. Almería e Valencia (ambos com 26) fecham o Z3, mas até o Getafe, na 13ª posição, três pontos separam todas as equipes do rebaixamento.
Alemanha
A Bundesliga está emocionante. Com nove rodadas a disputar (27 pontos), é o Dortmund (53) que lidera a classificação, e não o Bayern (52). Ainda assim, a situação pode se inverter neste fim de semana, com o clássico que vai acontecer em Munique.
Union Berlin (48 pontos) e Freiburg (46) buscam a primeira participação da história na Liga dos Campeões, com RB Leipzig (45) na luta para recuperar seu lugar no G4. O Eintracht Frankfurt (40) segura o lugar de acesso à Liga Conferência, mas Wolfsburg (38), Bayer Leverkusen e Mainz (ambos com 37) estão a uma vitória de distância.
No fim da tabela, a luta promete ser intensa. Os últimos quatro colocados estão separados por dois pontos, sendo que Stuttgart (20) e Schalke (21) correm risco do rebaixamento direto, com o Hertha (21) na zona de play-off e o Hoffenheim (22) ligeiramente acima do Z3. O Bochum (25) ganhou fôlego na disputa e tem uma situação melhor neste momento.
França
A Ligue 1 traz um cenário que vem sendo o de praxe ao longo dos últimos anos. O PSG lidera com 66 pontos, sete a mais que o Olympique de Marselha (59) que se agarra à última vaga com acesso direto à Liga dos Campeões. Mas a disputa por este lugar na Champions está disputada, com Lens (57) e Monaco (54) à espreita. O Rennes detém o quinto posto, que dá direito à Liga Conferência, mas vê o Lille (49) a um ponto de distãncia.
Em uma temporada na qual quatro equipes serão rebaixadas, o Angers (10) já se encontra a 14 da salvação, com 10 rodadas a disputar (30 pontos). Ajaccio, Troyes (ambos com 21), Auxerre (23), Brest (24) e Strasbourg (26) estão separados da zona da degola por cinco pontos e querem evitar o rebaixamento à Ligue 2.
Itália
Na Serie A italiana, as coisas estão encaminhadas. Agora é questão de tempo para o Napoli, líder absoluto com 19 pontos a mais que a Lazio (71 a 52), soltar o grito de campeão. Faltam 11 rodadas para o término da competição (33 pontos).
A briga mais ferrenha é pela Liga dos Campeões, com Lazio, Inter de Milão (50), Milan (48) e Roma (47), lutando pelas três vagas diretas restantes. A Atalanta (45), sexta colocada, tem dois pontos a menos que a Roma, mas está se garantindo na Liga Conferência.
Pelo andar da carruagem, o rebaixamento se desenha para ser definido com os times que ocupam o Z3 neste momento. O Verona está cinco pontos atrás do Spezia (19 a 24), enquanto Sampdoria (15) e Cremonese (13) caminham para uma queda iminente.
Portugal
Após 25 rodadas, o Benfica lidera a Liga com 68 pontos, 10 a mais que o Porto e 12 à frente do Braga. Faltando nove rodadas para o fim (27 pontos), as águias estão no caminho do título que não vem desde 2019. Além de sonharem com o topo da classificação, dragões e bracarenses também tentam proteger os últimos dois postos do G3 – que dão acesso à Liga dos Campeões – de um Sporting (50) que parece ter recuperado a forma.
No quinto lugar, o Vitória de Guimarães (40) possui uma vantagem de dois pontos em relação a Arouca e Casa Pia, que sonham com participações em competições europeias. E um deles até pode garantir a classificação para a Liga Conferência com o sexto lugar, caso Porto e Braga disputem a final da Taça de Portugal.
Mais abaixo, Marítimo, Paços de Ferreira (ambos com 16) e Santa Clara (15) estão separados por um ponto na zona de rebaixamento. Os madeirenses ocupam o 16º lugar, que dá acesso a um play-off de manutenção na elite com o terceiro colocado da Liga 2. O Estoril, 15º, tem uma vantagem de seis pontos, enquanto o Portimonense tem viés de baixa, mas ainda está 10 pontos acima da zona da degola.