Oficial: Rúben Amorim é o novo técnico do Manchester United
Amorim assinou com o United até o final da temporada 2026/27 e substituirá o holandês Erik ten Hag, demitido na semana passada.
O português deixará o Sporting, seu atual clube, apenas após a próxima data FIFA, em 10 de novembro. Ruud van Nistelrooy comanda os Red Devils interinamente até lá.
O clube inglês pagou a cláusula de rescisão de 10 milhões de euros para tirar o técnico de Alvalade. A diretoria do United ainda desembolsou um milhão de euros a mais como compensação pelo não cumprimento da notificação de 30 dias para acionar a cláusula prevista no contrato.
Emanuel Ferro, Adélio Cândido, Carlos Fernandes e Jorge Vital, membros da equipa técnica de Amorim, também se mudam para Manchester.
João Pereira, atual técnico da equipe B dos leões, sucederá Amorim no time lisboeta.
Mudança só após a data FIFA
O treinador de 39 anos vai liderar o Sporting por mais três jogos: contra o Estrela da Amadora, pela liga, contra o Manchester City, pela Champions League, e contra o Braga, pela liga.
Antes de Amorim chegar, o United encara o Chelsea e o Leicester, pela Premier League, e o PAOK, pela Champions.
A estreia do português no novo clube deverá acontecer diante do Ipswich Town, fora de casa, pela 12ª rodada do Inglês.
Antigo jogador da seleção de Portugal, Rúben Amorim vai ter a primeira experiência fora de seu país como treinador. Ele começou no banco do Casa Pia em 2018, esteve no Braga em 2019/20 e assinou com o Sporting em 2020/21. Nos anos que passou em Alvalade conquistou dois campeonatos, duas Copas da Liga e uma Supercopa de Portugal.
Em Old Trafford, Amorim terá um desafio gigante. Sem ganhar a Premier League desde a saída de Sir Alex Ferguson, em 2013, o Manchester United começou muito mal a nova temporada.
O time é o 14º da Premier League, com 11 pontos (menos 12 que o líder Manchester United), e soma três pontos na Liga Europa.