Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guerra em Israel mata técnico da seleção olímpica palestina e ex-jogador do Tel Aviv

Alex Xavier
Torcida do Maccabi Haifa durante jogo da Liga Europa no início do mês
Torcida do Maccabi Haifa durante jogo da Liga Europa no início do mêsAFP
A Federação Palestina de Futebol informou via Instagram que o técnico de sua seleção olímpica faleceu no domingo (8), no segundo dia da atual guerra entre o Hamas e Israel.

Ihab Abu Jazar tinha 43 anos de idade, dirigia a equipe olímpica desde 2020 e foi jogador da seleção principal da Palestina.

A federação, que tem sede em Jerusalém, não deu detalhes sobre a causa de sua morte.

Do lado israelense do conflito, o Hapoel Tel Aviv confirmou duas perdas. O ex-jogador Lior Assolin (também de 43 anos) e um dos técnicos das categorias de base do clube, Alon Shamli, foram mortos pelo Hamas.

Seleções em pausa

Nesta quarta, a seleção principal anunciou também que a guerra vai impedir que o time participe da Copa Merdeka, que vai ser jogada a partir da sexta-feira (13) na Malásia.

"A Palestina foi forçada a desistir de participar da 42ª edição do torneio, pois não pôde viajar para Kuala Lumpur devido à situação tensa no momento", informou a federação malaia.

A Palestina jogaria a abertura do torneio amistoso contra o Tajiquistão.

A Copa Merdeka, que vai reunir também a Índia e a anfitriã Malásia, comemora anualmente a independência do país asiático.

Seleção da Palestina em amistoso contra Hong Kong
Seleção da Palestina em amistoso contra Hong KongPFA

Segundo a federação da Palestina, o calendário de setembro, ainda está de pé.

"Nossa equipe nacional deve começar sua campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 enfrentando a Austrália e o Líbano no próximo mês, antes de participar da Copa das Nações Asiáticas no Catar em janeiro", informou a entidade.

No início da semana, a UEFA anunciou o adiamento de todos os jogos envolvendo a seleção de Israel e suas equipes juvenis.

A partida entre Israel e Suíça pelas Eliminatórias da Euro 2024, que seria disputada na quinta-feira, foi reagendado para novembro.

O jogo contra o Kosovo, no próximo domingo, também foi adiado e ainda não tem uma nova data.

Ligas locais estão suspensas

A Palestina não tem uma liga nacional de futebol, mas sim dois torneios regionais, já que as equipes não podem viajar entre Gaza e a Cisjordânia.

Tanto a Premier League da Faixa de Gaza quanto a Premier League da Cisjordânia estão suspensas no momento.

A liga israelense foi suspensa no sábado e ainda não tem data de retorno. As partidas pós-pausa da FIFA (21 e 22 de outubro) já foram adiadas e espera-se que a rodada seguinte também seja cancelada.

Além disso, todos os jogadores e funcionários estrangeiros dos clubes foram informados de que poderiam deixar Israel. 

O técnico do Maccabi Tel Aviv, Robbie Keane, teria escapado já do país.

Confira a classificação do Campeonato Israelense