Choque-Rei, Fla x Vasco, "Derbi D'Italia" e mais: veja os clássicos deste fim de semana
O Flashcore reúne abaixo os dérbis do futebol mundial deste sábado (3) e domingo (4), e ainda conta para você a história da batalha da Córsega.
Confira a agenda:
Premier League (Inglaterra)
• "Clássico da M23"
• Sábado (3), às 12h (de Brasília)
O clássico é apelidado com o nome da rodovia M23 que liga o sul de Londres a Brighton, ou do Aeroporto de Gatwick, que fica no meio do caminho entre as duas cidades. A disputa geralmente termina em empate de 1 a 1.
O Brighton está em 8º lugar na Premier League, enquanto o Crystal Palace é o 14º.
Eredivisie (Holanda)
• "De Topper"
• Sábado (3), às 16h (de Brasília)
No futebol holandês, a maior rivalidade é a partida entre o Ajax e o Feyenoord. Logo atrás, no entanto, está o confronto entre as duas equipes historicamente mais bem-sucedidas do país. O Ajax tem 36 títulos, enquanto o PSV tem 24.
Invicto na temporada, o PSV é o líder do Holandês, 20 pontos à frente do rival, que é o 5º colocado.
Championship (2ª divisão da Inglaterra)
• Dérbi Tees-Wear
• Domingo (4), às 9h
O Middlesbrough é o terceiro maior clube do norte da Inglaterra, atrás de Sunderland e Newcastle. O clássico entre 'Boro e Sunderland leva o nome dos dois rios que separam as duas cidades (o Tees e o Wear).
No primeiro duelo da temporada, o Middlesbrough, time do rio Tees, venceu por 4 a 0. Ambos estão no meio da tabela, fora da zona de classificação para a Premier Legue.
Campeonato Mineiro
• Clássico Mineiro
• Sábado (3), às 19h30
Galo e Raposa já se enfrentaram mais de 500 vezes. Segundo dados do Atlético, foram 520 jogos, enquanto o Cruzeiro diz que foram 502 jogos.
Os atleticanos levam vantagem sobre o rival em ambas as contas.
No atual campeonato estadual, o jogo é válido pela 3ª rodada.
Supercopa do Brasil
• "Choque-Rei"
• Domingo (4), às 16h
O Choque-Rei tem um histórico incrivelmente equilibrado - ambas as equipes venceram 116 vezes, enquanto 112 jogos terminaram empatados. O duelo deste domingo será o primeiro confronto entre eles na Supercopa do Brasil, que reúne o campeão brasileiro (Palmeiras) e o campeão da Copa do Brasil (São Paulo).
Campeonato Carioca
• Clássico dos Milhoes
• Domingo (4), às 19h
O clássico entre Vasco da Gama e Flamengo será o primeiro dérbi da Taça Guanabara em 2024. No momento, o Fla é o 5º colocado do Estadual, uma posição acima do rival.
Superliga (Grécia)
• Dérbi dos inimigos eternos
• Domingo (4), às 16h
Os dois maiores rivais da capital Atenas são também os clubes mais vencedores da Grécia (o Olympiakos conquistou 47 títulos, o Panathinaikos tem 20). Eles vão se enfrentar pela quarta vez nesta temporada. Recentemente, o Panathinaikos eliminou o Olympiakos nos pênaltis nas quartas de final da copa, além de ter vencido também venceu o primeiro clássico da liga.
Ligue 1 (França)
• "Choque dos Olympiques"
• Domingo (4), às 16h45
Em outubro de 2023, o dérbi foi adiado devido a um ataque ao ônibus da equipe do Lyon por torcedores do Olympique de Marselha. O Marselha venceu por 3 a 0 quando o jogo foi realizado em dezembro.
A rivalidade anda tão violenta que os marselheses foram proibídos de ir ao jogo deste fim de semana.
Serie A (Itália)
• "Derby d'Italia"
• Domingo (4), às 16h45
A partida entre Inter e Juventus é o clássico mais tradicional da Itália, não só porque os dois eram os times mais bem-sucedidos do país na primeira metade do século XX, mas também porque Milão e Turim são grandes concorrentes econômicas e políticas.
Apenas um ponto separa a líder Inter da vice-líder Juventus no campeonato italiano.
LaLiga (Espanha)
Real Madrid x Atlético de Madri
• O clássico madrilenho
• Domingo (4), às 16h45
Este será o terceiro clássico de Madri em 2024! A semifinal da Supercopa da Espanha em Riad, terminou com a vitória do Real por 5 a 3 na prorrogação. Na Copa do Rei, o Atlético vingou sua derrota vencendo por 4 a 2 (também na prorrogação).
Agora, os dois times se enfrentarão na liga com o Real na vice-liderança e o Atleti na 3ª posição
OTP Bank Liga (Hungria)
• Dérbi Eterno
• Terça-feira (6), às 16h
O Orokrangado (Derby Eterno, em húngaro) é um confronto entre duas das melhores equipes, não apenas da capital Budapeste, mas também de toda a Hungria. O Ferencvaros conquistou um total de 34 títulos, enquanto o MTK tem 23 campeonatos.
No primeiro clássico da temporada, o Ferencvaros meteu 6 a 1 no arquirrival.
Especial: o clássico da Córsega
Ligue 2 (2ª divisão da França)
• Segunda-feira (5), às 16h45
A Córsega, a quarta maior ilha do Mediterrâneo depois da Sicília, Sardenha e Chipre, pertence à França. Além de ser o local de nascimento de Napoleão Bonaparte, é uma ilha dividida em duas metades concorrentes, com as cidades de Bastia e Ajaccio se enfrentando no campo de futebol.
A ilha fica a 180 quilômetros da costa da costa francesa e a apenas 80 quilômetros da Toscana, na Itália. Portanto, a Itália está mais próxima da Córsega não apenas geograficamente, mas também culturalmente. Embora o idioma oficial seja o francês, o italiano ou o dialeto local são frequentemente ouvidos entre os 350.000 corsos.
O Bastia e o Ajaccio são os mais fortes representantes da ilha no campeonato francês.
O Bastia, em particular, mostra fortes elementos de nacionalismo corso. Às vezes, eles são até separatistas em suas opiniões e apoiam a independência da ilha. A equipe e seus torcedores são conhecidos como Turchini ("azul" no dialeto corso).
Um símbolo local característico é a cabeça moura preta, que pode ser encontrada em toda a ilha e de muitas formas diferentes. É um símbolo que tem mais de mil anos e provavelmente se refere à vitória sobre os ataques dos reis muçulmanos mouros.
O ícone adorna tanto o emblema do Bastia quanto o do Ajaccio.
Norte versus Sul
O território da Córsega é dividido em duas unidades administrativas. No norte, fica o departamento de Haute-Corse. Seu centro é Bastia, o principal porto da ilha e a cidade mais desenvolvida.
A parte sul é administrada pelo departamento de Corse-du-Sud, onde está Ajaccio, que é a capital de toda a Córsega e a maior cidade da ilha em termos de população.
As duas regiões e suas cidades administrativas são grandes rivais e seus habitantes geralmente se consideram melhores e mais "corsos". Uma das melhores oportunidades para Bastia e Ajaccio competirem é o futebol.
Bastia e Ajaccio se enfrentaram na Ligue 1 entre 2012 e 2014 e, antes disso, por quatro temporadas entre 2003 e 2007.
Os rivais da ilha também se enfrentaram na primeira divisão na década de 1970. O maior sucesso do futebol da Córsega vem dessa época, com o Bastia chegando à final da Copa da UEFA em 1978 (quando foi derrotado pelo PSV Eindhoven) e vencendo a Copa da França em 1981.
Historicamente, o Bastia também tem tido melhores resultados no clássico, vencendo 21 confrontos, enquanto o Ajaccio venceu 12 vezes. No entanto, foi o Ajaccio que venceu o último clássico (2 a 0).
Na tabela da segunda divisão, o Bastia está perto da zona de rebaixamento, enquanto seu rival é o 7º colocado.