Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Clubes da Ligue 1 pedem saída do chefe da arbitragem da Federação Francesa de Futebol

Ex-árbitro, Antony Gautier comanda a arbitragem francesa depois da demissão de Stéphane Lannoy
Ex-árbitro, Antony Gautier comanda a arbitragem francesa depois da demissão de Stéphane LannoyAFP
Dezessete clubes da Ligue 1 pediram nesta sexta-feira (22), em comunicado oficial, a saída do diretor técnico de arbitragem, Antony Gautier, avaliando que "o diálogo e a confiança foram definitivamente quebrados" entre as partes.

“A arbitragem da nossa Ligue 1 hoje não parece estar ao nível do que está em jogo, como mostram os numerosos erros e polêmicas, todos os fins de semana, em quase todos os estádios", declararam as equipes que assinaram o protesto.

"Os clubes pedem a mudança do Sr. Antony Gautier, atual diretor de arbitragem da Federação Francesa de Futebol (FFF), com quem o diálogo e a confiança foram definitivamente quebrados", acrescentaram. 

A classificação da Ligue 1
A classificação da Ligue 1Flashscore

As equipes solicitaram ainda "a divulgação da auditoria realizada pela Sra. Dominique Laurent e transmitida à Comissão Executiva da FFF, bem como das medidas propostas, que possam servir de base à reflexão, discussão e evolução entre todas as partes envolvidas".

Esta declaração surge em um momento de grave crise na arbitragem do futebol francês, com controvérsias sobre o VAR e desentendimentos nos bastidores.

A próxima rodada da Ligue 1 após a Data FIFA
A próxima rodada da Ligue 1 após a Data FIFAFlashscore

A FFF demitiu Stéphane Lannoy, diretor técnico de arbitragem e figura considerada próxima dos dirigentes dos clubes, mas menos relacionada com um setor específico da arbitragem.

Até o fim da temporada, Antony Gautier foi incumbido de assumir interinamente as funções de Lannoy, acumulando assim três cargos ao mesmo tempo: o de patrono dos árbitros franceses, o de chefe dos árbitros profissionais e o de gestor do VAR.