Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Como Mbappé pode alcançar patamares ainda mais altos no Real Madrid

Kylian Mbappé deixará o Paris Saint-Germain no final da temporada
Kylian Mbappé deixará o Paris Saint-Germain no final da temporadaAFP
Não foi nenhuma surpresa o fato de Kylian Mbappé (25) ter decidido deixar o Paris Saint-Germain após várias temporadas de sucesso na capital francesa. Mas agora, após anos de especulação sobre seu próximo destino, parece quase certo que a resposta é o Real Madrid. O que os novos torcedores de Mbappé podem esperar dele? Onde ele jogará? E como ele pode melhorar o Real Madrid?

A evolução de Mbappé

O francês certamente vai querer causar um impacto na Espanha como fez na França, onde estreou pelo Monaco na temporada 2015/16, mas realmente começou a prosperar na campanha de 2016/17. Sob o comando do técnico Leonardo Jardim, o Monaco chegou às semifinais da Liga dos Campeões naquela temporada e, surpreendentemente, venceu a Ligue 1 à frente do forte favorito Paris Saint-Germain.

Mbappé era a referência daquele time do Monaco, uma presença ofensiva febril que parecia impossível de ser contida e empolgava os fãs de futebol do mundo todo com sua energia, imprevisibilidade e impacto inegável.

Desde então, no entanto, Mbappé parece nunca ter redescoberto a espontaneidade que demonstrou no início: sua temporada 2016/17 não é apenas sua melhor temporada em termos de desempenho acima da expectativa de gols (+8,1), mas também a temporada em que ele foi o mais clínico, com sua precisão de chutes (77,8%) e as mais altas taxas de conversão de chutes (28,9%) em uma única temporada.

Mbappé comemorando pelo Monaco em 2016
Mbappé comemorando pelo Monaco em 2016AFP

Foi também durante essa temporada que ele registrou suas melhores estatísticas defensivas (3,4 recuperações de bola por 90 minutos, 0,24 interceptações).

No verão europeu de 2017, Mbappé se transferiu para o Paris Saint-Germain e, rapidamente, se afirmou como o principal jogador da liga. Cada vez mais, ele tende a se tornar mais solista, conforme comprovado pelo elevado número de chutes e dribles que registra por jogo.

E parece haver, pelo menos, algum mérito nisso. Seus números estratosféricos da primeira temporada só aumentaram. Durante as oito temporadas completas que Mbappé passou na Ligue 1, ele foi inegavelmente a força de ataque mais dominante.

Gols e assistências de Mbappé na Ligue 1 desde 2016/17
Gols e assistências de Mbappé na Ligue 1 desde 2016/17Opta by StatsPerform
Estatísticas impressionantes de dribles de Mbappé
Estatísticas impressionantes de dribles de MbappéOpta by StatsPerform

Novo ambiente

Em Paris, Kylian Mbappé era a estrela absoluta, a ponto de, às vezes, parecer maior que o clube. E, apesar de jogar com alguns dos melhores jogadores de todos os tempos, parecia que tudo era feito sob medida para os desejos de Mbappé, com os outros ficando em um distante segundo ou terceiro lugar.

Tal cenário é compreensível para um clube relativamente novo nesta trajetória de sucesso constante, com o desespero de manter um dos melhores jogadores do mundo feliz.

Mas, ao escolher o Real Madrid como seu próximo destino, Mbappé se juntará a um clube que é maior do que qualquer jogador. Estamos falando do clube mais bem-sucedido do futebol mundial, onde estão vários jogadores aptos a disputar com Mbappé o título de melhor jogador do mundo na próxima década.

O técnico do Real Madrid também conece bem o caminho do sucesso. Carlo Ancelotti é o único técnico a ganhar quatro Ligas da Europa/Liga dos Campeões.

Será interessante ver onde Mbappé vai se encaixar. O francês, mesmo quando joga como atacante, tende a ocupar a posição de atacante pelo lado esquerdo no campo. Mas, com o sempre brilhante Vinicius Junior ocupando a ala esquerda, essa vaga parece estar ocupada. De fato, os mapas de calor dos dois nesta temporada são bastante semelhantes.

Mapa de calor de Mbappé
Mapa de calor de MbappéOpta by StatsPerform
Mapa de calor de Vinicius
Mapa de calor de ViniciusOpta by StatsPerform

Mbappé, provavelmente, será escalado como atacante e terá que manter uma função mais centralizada do que o normal. As recentes contratações do Real Madrid no mercado de transferências - ou melhor, a falta de certas contratações - também parecem apontar para uma função mais central para Mbappé.

Florentino Pérez não contrata um camisa nove clássico há algum tempo, com Joselu sendo claramente como reserva e o jovem brasileiro Endrick provavelmente começando seu período em Madri no Castilla, o segundo time do Real.

A chegada de Mbappé provavelmente fará com que o pragmático Carlo Ancelotti reverta seu sistema de volta ao 4-3-3, com uma provável linha de frente composta por Vinicius, Mbappé e Rodrygo, com Jude Bellingham logo atrás, com a opção de voltar ao atual esquema com dois atacantes e um 10 sempre que for necessária mais segurança defensiva.

O quebra-cabeça em termos de posicionamento será muito interessante, mas poderá ser proveitoso. A temporada mais bem-sucedida do Paris Saint-Germain com Kylian Mbappé foi, sem dúvida, a de 2020/21, quando os atacantes Neymar e Angel Di Maria trocaram de posição com Mbappé e as defesas adversárias tiveram dificuldades para controlar o trio efervescente.

Com o talento ofensivo, a inteligência que o Real Madrid exibe e, com todos os quatro tendo uma propensão para encontrar e utilizar o espaço, uma interação ainda mais assustadora poderia surgir.

Em termos de estilo geral de jogo, Mbappé não terá dificuldades para se adaptar em Madri. Ancelotti não exige que seus atacantes façam muito em termos de pressão ou defesa, e o jogo de construção do Paris Saint-Germain se move em um ritmo lento, semelhante ao do Real Madrid.

Comparação dos estilos de equipe na LaLiga e na Ligue 1 durante a temporada 2023/24
Comparação dos estilos de equipe na LaLiga e na Ligue 1 durante a temporada 2023/24Opta by StatsPerform

Sucesso na Liga dos Campeões

O único prêmio principal que Kylian Mbappé ainda não ganhou em sua ilustre carreira é a Liga dos Campeões. Quem melhor para se juntar a ele do que o clube que mais ganhou, dirigido pelo técnico mais bem-sucedido da competição?

O impacto de Mbappé na competição, desde sua estreia, é inegável. Ele está entre os melhores jogadores que a Liga dos Campeões já viu nos últimos oito anos, apesar de ter completado 25 anos em dezembro passado. De fato, nenhum dos jogadores classificados acima dele, em nenhuma das categorias abaixo, tem menos de 31 anos.

As jogadas de criação de chance de Mbappé
As jogadas de criação de chance de MbappéOpta by StatsPerform

A ascensão de Mbappé a um dos melhores jogadores do mundo foi tão rápida, e a expectativa subsequente é tão alta, que os números deslumbrantes que ele apresenta ainda tendem a decepcionar, desde que ele não os acompanhe com os prêmios apropriados.

É uma reminiscência da situação de Ronaldo Fenômeno, um jogador com o qual Mbappé tem sido frequentemente comparado, que só ganhou seu primeiro título da liga 10 anos depois de começar a carreira, o que é bastante apropriado para o Real Madrid.

No entanto, mesmo com Mbappé buscando o histórico título de Liga dos Campeões, o atacante francês certamente já fez o suficiente para garantir um lugar de destaque na mesa de discussão do "Melhor Jogador do Mundo". 

Sua atual temporada com o Paris Saint-Germain na Ligue 1 é muito parecida, em termos de estilo, com as temporadas mais produtivas de Lionel Messi na LaLiga. Se Kylian Mbappé conseguir transferir sua forma da Ligue 1 para o Real Madrid, a liga poderá muito bem ser o lar do melhor jogador do mundo novamente.

Mbappé e jogadores semelhantes
Mbappé e jogadores semelhantesOpta by StatsPerform

Observação: Reportagem adicional de Albert Valor e Damien Shernetsky