Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Messi reavalia seu futuro no PSG em meio a críticas na França

Messi pode estar com os dias contados no PSG
Messi pode estar com os dias contados no PSGAFP
O campeão mundial Lionel Messi, que marcou seu 800º gol na carreira na noite de quinta-feira, está com a seleção da Argentina, que reencontrou a torcida pela primeira vez desde a conquista do título, em amistoso contra o Panamá vencido por 2 a 0. Em Paris, as coisas mudaram nas últimas semanas: o jogador finalmente está pensando em não prorrogar seu contrato, enquanto o PSG agora vê sua extensão de contrato com desconfiança.

Dois lugares, duas histórias diferentes. Na noite de quinta-feira, o número 30 do Paris Saint-Germain foi recebido como um semideus pelo público do Monumental de Nuñez para comemorar o título de campeão mundial. Em Paris, após a eliminação contra o Bayern de Munique e várias reportagens na imprensa após uma sessão de treinamento em que ele decidiu sair mais cedo, o argentino foi vaiado no Parque dos Príncipes, no último fim de semana, durante a apresentação do jogo, antes da derrota por 2 a 0 contra o Rennes.

O incidente mexeu com Lionel Messi. No início foi apenas um boato, depois tomou forma no domingo passado. O jornal Mundo Deportivo revelou em um de seus artigos que o jogador de 35 anos seria vaiado pelos torcedores do PSG. O jogador e seu staff não ficaram satisfeitos com este boato inicial, de acordo com informações coletadas pelo Flashscore

Todos estes fatos causaram o incômodo do jogador, dizem fontes próximas à comitiva da Argentina. Como resultado, Messi está reavaliando seu futuro no clube francês. O tempo em que as duas partes estavam próximas e uma extensão em Paris era a opção número um parece ter desaparecido há muito tempo. Curiosamente, a administração parisiense também parece ter tido uma mudança de opinião.

O jornal AS informou, nos últimos dias, que o Paris Saint-Germain considerou o protesto de seus torcedores e não quer mais prorrogar seu contrato, apesar de seu desejo após a Copa do Mundo. Esta é uma informação que podemos confirmar. Com sua partida, o clube enfrentaria o próximo mercado mais serenamente.

Os parisienses estão estudando a possibilidade de uma de suas três estrelas deixar o navio no final da temporada, já que entre eles, Messi representa quase 50% da folha salarial. Este é outro argumento que aponta o equilíbrio para uma não prorrogação no PSG.

Lionel Messi pensando em Barcelona

Dado que seu futuro está no limbo em Paris, resta saber onde o campeão mundial poderia pousar. Há dois aspectos importantes no pensamento do jogador: estar em plena forma para a Copa América e os desejos e bem-estar de sua família. A estrela argentina quer chegar ao evento continental, nos Estados Unidos, entre junho e julho de 2024,  da maneira mais competitiva possível.

Para isso, ele sabe que tem que permanecer na Europa por mais uma temporada, antes de uma possível transferência para a MLS, Arábia Saudita ou Argentina. Além disso, Messi quer jogar em um lugar onde seja amado, apreciado e se sinta bem. É por isso que a opção de permanecer por mais um ano no PSG parecia a mais viável no começo do ano. Entretanto, com os acontecimentos dos últimos dias, a tendência foi invertida.

Messi esteve longe do Barça devido às relações tensas entre Joan Laporta e sua comitiva após sua saída do clube. Mas, agora, ele finalmente está pensando em um retorno à Catalunha. Como revelado pelo RAC1 na quarta-feira e confirmado pelo Flashscore, o argentino estaria interessado em assinar pelo Barcelona na próxima temporada. Desde que as coisas ficaram tensas em Paris, o clube espanhol tenta preencher o desejo de Messi: competitividade e um ambiente saudável.

Barcelona é sua casa e sua família ficaria feliz em voltar para lá. Além disso, do ponto de vista esportivo, o clube catalão garante que o jogador chegará nas melhores condições possíveis para a Copa América 2024. Resta encontrar um bom ambiente com o atual presidente, mas se o jogador quiser voltar, o acordo acontecerá com facilidade. 

Faltando dois meses para o resultado final, a tendência se inverteu em um curto espaço de tempo. Mas por enquanto, Messi está sorrindo na Argentina, onde ele e seus companheiros de equipe foram aplaudidos no Monumental na noite passada. Contra o Panamá, ele marcou seu 800º gol na carreira na vitória de 2 a 0. 

Messi na cerimônia marcada <mark>para</mark> quinta-feira pela Federação Argentina
Messi na cerimônia marcada <mark>para</mark> quinta-feira pela Federação ArgentinaAFP