Polêmica envolvendo técnico do PSG ofusca embate dos líderes da Ligue 1
Galtier emitiu uma declaração por meio de seu advogado nesta semana negando categoricamente ter feito comentários discriminatórios contra seus jogadores quando estava no comando do Nice na última temporada.
As alegações surgiram em um e-mail supostamente enviado pelo ex-diretor esportivo do Nice, Julien Fournier, para o proprietário do clube, Dave Brailsford.
Na mensagem, que vazou em meios de comunicação franceses, Fournier acusava Galtier de fazer comentários racistas e islamofóbicos em relação ao seu elenco. O treinador teria dito que seu plantel tinha "demasiados jogadores negros e muçulmanos".
Galtier recebeu ameaças depois que o e-mail veio a público e o treinador foi colocado sob proteção pelo PSG.
"Não posso aceitar que meu nome e minha família sejam manchados desta maneira. Decidi, portanto, tomar medidas legais contra qualquer pessoa que viole minha honra", disse Galtier na entrevista coletiva desta sexta (14). "Tem sido difícil, muito difícil. Obviamente, mas eu me refugiei no trabalho", acrescentou ele.
"Estou profundamente chocado com as alegações que estão sendo atribuídas a mim, que foram transmitidas de forma irresponsável, e que me feriram no âmago de minha natureza humana", completou, concluindo que ele "cresceu respeitando os outros independentemente de sua origem, cor de pele ou religião".
O principal grupo de torcedores do time da capital, o Collectif Ultras Paris, afirmou que não seria aceitável que ele permanecesse no cargo se as acusações forem comprovadas. O clube, por outro lado, manifestou "apoio" ao técnico.
Batata assando
Galtier já está sob crescente pressão devido à má forma do PSG desde que foi eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões no mês passado.
Derrotas consecutivas em casa para Rennes e Lyon permitiram ao Lens reduzir a diferença na liderança da tabela. Os atuais campeões chegam ao confronto no Parc des Princes deste sábado com uma vantagem de seis pontos sobre o vice-líder.
Mão na taça
Se evitar a derrota, o PSG vai ficar muito perto de conquistar seu 11º título da liga francesa.
"Se os parisienses vencerem, estarão nove pontos à nossa frente e o título estará decidido", admitiu o técnico do Lens, Franck Haise, enquanto o clube do norte sonha com seu primeiro título desde 1998.