Por que os grandes clubes da Europa estão atrás de Rayan Cherki, prodígio do Lyon?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Por que os grandes clubes da Europa estão atrás de Rayan Cherki, prodígio do Lyon?

Rayan Cherki em ação pela seleção francesa sub-21
Rayan Cherki em ação pela seleção francesa sub-21Profimedia
A jovem promessa Rayan Cherki, de apenas 19 anos, é um dos grandes alvos na atual janela de transferências depois de uma campanha de destaque com o Lyon, seguida de uma boa atuação pela França no Campeonato Europeu Sub-21.

O Lyon provou ser um verdadeiro celeiro de talentos. A equipe é responsável por criar e educar jogadores como Anthony Martial, Alexandre Lacazette, Nabil Fekir, Houssem Aaour, Corentin Tolisso, Loic Remy e Karim Benzema. Sua mais recente estrela, no entanto, tem o potencial de ofuscar todos eles.

Cherki está rapidamente se tornando um dos jovens jogadores mais comentados da Europa, especialmente por causa de sua recente e forte atuação pela França no Campeonato Europeu Sub-21. O atleta já acumula vários prêmios pessoais impressionantes.

O desempenho de Cherki pelo Lyon e seleção francesa Sub-21
O desempenho de Cherki pelo Lyon e seleção francesa Sub-21Flashscore

Ele ostenta recordes que incluem ser o artilheiro mais jovem da história da Liga Juvenil da UEFA (15 anos e 33 dias), o artilheiro mais jovem da história do Lyon (16 anos e 140 dias), o jogador mais jovem a disputar uma semifinal da Liga dos Campeões (17 anos e três dias) e o primeiro jogador nascido em 2003 a jogar na Ligue 1 (16 anos e 63 dias).

Apesar de seu óbvio potencial, os minutos em campo pelo Lyon até a última temporada eram escassos. Embora ele tenha participado de 49 jogos da Ligue 1 pelo time francês entre 2019/20 e 2021/22, apenas nove partidas como titular nesse período indicam que ele era frequentemente forçado a se contentar com participações esporádicas.

No entanto, isso mudou na última temporada, após a chegada do técnico Laurent Blanc, que proporcionou a Cherki o trampolim para um salto na carreira. O jovem esteve em campo em 1.872 minutos no Campeonato Francês da última temporada, o que representa cerca de 55% das partidas do Lyon. Um salto em relação aos apenas 440 minutos (13%) da campanha anterior.

Chelsea é um dos clubes interessados em Cherki
Chelsea é um dos clubes interessados em CherkiLyon/Divulgação

Cherki recompensou a confiança do seu técnico com quatro gols e seis assistências, tornando-se o jogador mais jovem com 10 ou mais participações em gols na Ligue 1 na última temporada. Ele é extremamente talentoso do ponto de vista técnico.

Um grande fator para isso é o fato de ser ambidestro e poder usar o pé esquerdo ou direito com o mesmo conforto. Isso o ajuda de muitas maneiras, uma das quais o torna um driblador letal.

Nenhum jogador da Ligue 1 que tenha jogado mais de 1.500 minutos tentou mais dribles do que Cherki na última temporada (7,6 por 90), e lembre-se de que isso ocorreu em uma liga que abriga superestrelas habilidosas como Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappe

Podemos ver um exemplo de como sua capacidade de ser tão imprevisível com a bola pode causar estragos nos defensores adversários abaixo, tirado da vitória de 3 a 0 do Lyon sobre o Reims em maio. Observe a direção para a qual Cherki está inicialmente voltado quando recebe a bola. Ele está de frente para o seu próprio gol e sob pressão de um zagueiro.

Rayan Cherki mostrando suas habilidades
Rayan Cherki mostrando suas habilidadesFlashscore

O jogador do Lyon gira 180 graus com astúcia e dribla para fugir da pressão antes de começar a atacar a defesa adversária.

Cherki na bola
Cherki na bolaFlashscore

O zagueiro à sua frente começa a girar o corpo para impedir que Cherki conduza a bola pela faixa central. É comum ver os zagueiros tentando induzir os atacantes a se dirigem para uma zona do campo onde se sentem mais confortáveis para defender.

Cherki enfrenta um zagueiro
Cherki enfrenta um zagueiroFlashscore

Com a velocidade de um relâmpago, porém, Cherki corta o zagueiro, que é lento demais para reagir e, em seguida, é derrubado. O adversário é advertido com um amarelo. 

Cherki sofre uma falta
Cherki sofre uma faltaFlashscore

Especula-se que Cherki esteja avaliado em cerca de 50 milhões libras (cerca de R$ 314,5 milhões). Seu contrato foi automaticamente prorrogado em abril por um ano, se estendendo agora até 2025. Considerando a projeção que o atleta tende a chegar, o valor parece ser um investimento que vale a pena para qualquer parte interessada.

Acompanhe as notícias do mercado da bola