Ligue 1: Quem se classificou para a Champions League e Liga Europa e quem foi rebaixado?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Última rodada da Ligue 1: Veja quem conseguiu vaga na Europa e quem foi rebaixado

O Lyon, de John Textor, terminou na 6ª posição e se garantiu na Liga Europa
O Lyon, de John Textor, terminou na 6ª posição e se garantiu na Liga EuropaProfimedia
Em uma 34ª e última rodada bem movimentada do Campeonato Francês, o Brest garantiu sua classificação direta para o grupo único da próxima Liga dos Campeões, enquanto o Lyon conseguiu a classificação para a Liga Europa e o Lorient não conseguiu evitar o rebaixamento apesar de vencer o lanterna.

O Brest (3º), que nunca havia disputado competições europeias, encerra uma temporada dos sonhos ao assegurar sua presença direta na fase de grupos da mais prestigiada de todas, depois de vencer por 3 a 0 em sua visita ao Toulouse (11º).

A conquista do Lyon (6º) também é louvável: último colocado em dezembro, conseguiu uma recuperação espetacular de posições em 2024 e um pênalti convertido por Alexandre Lacazette nos acréscimos contra o Strasbourg (13º) garantiu sua classificação para a Liga Europa.

Tabela final do Francês
Tabela final do FrancêsFlashscore

Este feito também representa uma importante dose de moral antes da final da Copa da França, contra o Paris Saint-Germain, no dia 25 de maio, em Lille.

Já o Lens (7º) empatou em casa com o Montpellier por 2x2 e terá de se contentar com a Conference League. Seu forte rival, o Lille (4º), tampouco atingiu o objetivo de subir ao pódio, e terá que passar pela fase de classificação para a Liga dos Campeões após empatar em 2 a 2 com o Nice (5º), que acompanhará o Lyon na Liga Europa.

Resultados da última rodada
Resultados da última rodadaFlashscore

Com todos as atenções voltadas para o topo da tabela, onde muitos disputavam as vagas nas diferentes competições europeias, foi a disputa dramática para evitar o rebaixamento que impôs o ritmo desta rodada unificada, disputada inteiramente no mesmo horário.

O Lorient (17º) recebia o Clermont em casa, precisando golear e também de uma derrota do Metz (16º). Todos os astros pareciam se alinhar, já que os bretões golearam por 5 a 0 e em Metz, o já campeão PSG venceu por 2 a 0 sem Kylian Mbappé, fora do elenco devido a um desconforto físico.

Nesse momento, as duas equipes estavam empatadas e com o mesmo saldo de gols de -23. Até o confronto direto estava igualado, com uma vitória para cada lado.

Mas nos dois confrontos entre as duas equipes (turno e returno), o Metz conseguiu marcar três gols fora de casa (um a mais que o adversário), critério que condenou o Lorient ao rebaixamento direto e que deixa o Metz na posição de repescagem contra o terceiro colocado da segunda divisão francesa.

"Estava contando os minutos", confessou o treinador do Metz, Laszlo Boloni. "Não esperávamos esse roteiro, acreditávamos que o Clermont faria melhor e já estávamos pensando mais na repescagem", posição que sua equipe acabou mantendo.

Já o Olympique de Marselha (8º) encerrou uma temporada melancólica com uma vitória (2x1) na visita ao Le Havre . Este resultado não foi suficiente para terminar em posições europeias e o semifinalista da atual Liga Europa não estará nas competições continentais da próxima temporada.

Confira a classificação detalhada da Ligue 1