Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Le Havre, Metz e Bordeaux: três clubes lutam por apenas duas vagas na Ligue 1

Josias Pereira e Julie Marchetti
Yann Kitala, do Le Havre, em ação durante partida da Ligue 2
Yann Kitala, do Le Havre, em ação durante partida da Ligue 2AFP
Nesta sexta-feira (2), a última rodada da Ligue 2 será marcada por disputas acirradas por uma vaga na Ligue 1. Com 72 pontos, uma derrota do Le Havre e vitórias do Metz e do Bordeaux, ambos com três pontos a menos, podem significar uma permanência prolongada da equipe da Normandia na segunda divisão após dominar a maior parte da temporada.

As coisas podem não ter sido tão tensas, mas a última rodada da Ligue 2 será particularmente emocionante. Este ano, apenas dois clubes subirão para a Ligue 1. O Le Havre, que há muito tempo está no topo da tabela, perdeu pontos preciosos nas últimas três semanas (2 derrotas e 1 empate).

Como resultado, o clube da Normandia está agora ameaçado pelo Metz e pelo Bordeaux, três pontos atrás deles. O suspense continua total.

Le Havre: um fim de caminho tortuoso

Tudo parecia estar em ordem para o Le Havre. O clube da Normandia teve um início forte e permaneceu assim por muito tempo, liderando a classificação da Ligue 2. A equipe estava por vários pontos à frente do rival direto Bordeaux e deveria estar entre os que disputariam a primeira divisão na próxima temporada. Mas com vários empates acumulados no espaço de poucos meses e derrotas no final da campanha, o Le Havre não vive mais uma situação tão confortável na tabela. 

Em comparação com o vice-campeão e o terceiro colocado da Ligue 2, o time ainda depende só de si. O Le Havre tem a chance de confirmar sua vaga na Ligue 1 com um empate sobre o Dijon nesta sexta-feira (18).

A tarefa parece fácil para Luka Elsner e seus comandados. No entanto, eles precisarão jogar sério se quiserem evitar um fracasso retumbante. Eles também contarão com Nabil Alioui e Victor Lekhal , além de Quentin Cornette, para ajudá-los a conquistar o precioso troféu. Mas nada será dado de mão beijada: o DFCO, de Pascal Dupraz, precisa de uma vitória para se manter na elite.

Metz: uma bela escalada até o topo?

As chances do Metz de voltar à elite início da temporada estavam longe de ser certas. Mas os Grenats conseguiram evoluir ao longo da jornada e melhoraram seu jogo.

Nesta sexta-feira (2), o clube estará perto de realizar o sonho de retornar à Ligue 1 , apenas um ano após o descenso. E, embora tenha tido um bom desempenho na segunda divisão, o time também causou problemas ao Lyon na Copa da França

Além disso, o Metz está em uma posição privilegiada na luta pelo acesso. O saldo de gols é tamanho que o terceiro colocado precisaria marcar pelo menos cinco gols para ultrapassá-los.

Portanto, o destino está sorrindo para o Messini. Para derrotar o Bastia, um adversário enjoado, como ficou evidente no empate da semana passada com o Le Havre, o time precisará recorrer ao homem que marcou 23 gols nesta temporada, Georges Mikautadze. Também se espera que Youssef Maziz e Ablie Jallow entrem em campo.

Bordeaux: se segurando

As coisas estão um pouco mais complicadas para o Bordeaux. Depois de passar boa parte da temporada em segundo lugar e pressionar o Le Havre, os Girondins sucumbiram no sprint final. Irregulares e menos eficientes do que antes, eles podem muito bem ter perdido a chance de subir.

Sua única chance de voltar à Ligue 1 é vencer nesta sexta-feira (2) o Rodez, que também precisa de uma vitória para garantir sua sobrevivência, e torcer para que seus rivais tropecem.

"O primeiro passo é vencer para não nos arrependermos. Depois disso, temos de respeitar nossos adversários, que estarão jogando por suas vidas e que também estarão em um bom estado mental porque têm algo pelo que jogar. Tudo isso tem de ser levado em conta", disse David Guion em entrevista coletiva na quarta-feira (31). O técnico da equipe do sul da França não jogou a tolha e quer que seus jogadores tenham o mesmo espírito.

O Bordeaux contará com Josh Maja (16 gols), Zuriko Davitashvili, Dilana Bakwa e Aliou Badji para vencer a batalha desta sexta-feira e torcer pelo milagre.