Apple comemora o "Efeito Messi" na MLS
Em 26 de outubro, Leo Messi fez sua primeira aparição nos playoffs da Major League Soccer (MLS). Com o "10" em campo, o Inter Miami venceu o Atlanta United por 2 a 1. No entanto, a grande estatística foi que a partida se estabeleceu como o evento esportivo mais assistido da história da Apple.
Confira a classificação da Major League
A transmissão estava disponível no "Season Pass" da MLS para os Estados Unidos e nas lojas da Austrália, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Coreia, Japão e México. A maior novidade da transmissão foi a "Messi Cam", uma câmera exclusiva que acompanhava o jogador, que podia ser vista nas contas do TikTok da liga e do clube, atingindo 150 mil espectadores simultâneos.
Em números, a Apple TV só cresceu desde que o ídolo de Rosario chegou ao sul da Flórida em julho de 2023. Somente no dia em que a contratação foi anunciada, eles ganharam 110 mil novas assinaturas, que aumentaram para 300 mil no primeiro mês.
Sem dúvida, a proposta da gigante da tecnologia dos EUA de pagar US$ 250 milhões durante 10 anos (até 2033) pelos direitos de TV da MLS foi um sucesso total. Tanto que o valor total do negócio é estimado em US$ 2,5 bilhões.
Impacto global
Messi não apenas impulsionou a televisão, mas sua presença também ajudou a aumentar o comparecimento aos estádios e a lançar as redes sociais da liga e do clube. Isso significa que o impacto do oito vezes vencedor da Bola de Ouro atingiu todas as áreas.
O número médio de espectadores nos locais onde o atacante jogou aumentou para 23.240, estabelecendo um recorde de 72.610 espectadores no Arrowhead Stadium, onde o Kansas City Chiefs, da NFL, assistiu ao jogo contra o Sporting Kansas City.
De acordo com a Forbes, o "Efeito Messi" aumentou o valor de mercado do Inter Miami no primeiro ano de vida. O clube da Flórida passou de US$600 milhões em 2023 para US$1 bilhão em 2024.
Na internet, a exposição da franquia subiu a alturas inimagináveis. Antes da contratação do argentino, o Inter tinha apenas um milhão de seguidores. Agora, isso é história e eles são o quarto time esportivo mais seguido nos EUA no Instagram (pouco mais de 17 milhões), atrás apenas do Golden State Warriors, do Los Angeles Lakers e do Cleveland Cavaliers, da NBA.
Estava claro que a chegada do vencedor da Copa do Mundo de 2022 facilitaria o crescimento da MLS, mas, pouco mais de um ano depois, pode-se dizer que ela superou as expectativas dos mais otimistas. Agora, resta saber se o "10" é capaz de levar o Miami à glória, vencendo a liga dos Estados Unidos.