Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apple comemora o "Efeito Messi" na MLS

Miguel Baeza
Messi fez os números da MLS dispararem
Messi fez os números da MLS dispararemCarmen Mandato / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
A Apple divulgou, por um comunicado oficial, que a contratação de Lionel Messi pelo Inter Miami quebrou todos os recordes de audiência.

Em 26 de outubro, Leo Messi fez sua primeira aparição nos playoffs da Major League Soccer (MLS). Com o "10" em campo, o Inter Miami venceu o Atlanta United por 2 a 1. No entanto, a grande estatística foi que a partida se estabeleceu como o evento esportivo mais assistido da história da Apple.

Confira a classificação da Major League

A transmissão estava disponível no "Season Pass" da MLS para os Estados Unidos e nas lojas da Austrália, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Coreia, Japão e México. A maior novidade da transmissão foi a "Messi Cam", uma câmera exclusiva que acompanhava o jogador, que podia ser vista nas contas do TikTok da liga e do clube, atingindo 150 mil  espectadores simultâneos.

Em números, a Apple TV só cresceu desde que o ídolo de Rosario chegou ao sul da Flórida em julho de 2023. Somente no dia em que a contratação foi anunciada, eles ganharam 110 mil novas assinaturas, que aumentaram para 300 mil no primeiro mês.

Sem dúvida, a proposta da gigante da tecnologia dos EUA de pagar US$ 250 milhões durante 10 anos (até 2033) pelos direitos de TV da MLS foi um sucesso total. Tanto que o valor total do negócio é estimado em US$ 2,5 bilhões. 

Impacto global

Messi não apenas impulsionou a televisão, mas sua presença também ajudou a aumentar o comparecimento aos estádios e a lançar as redes sociais da liga e do clube. Isso significa que o impacto do oito vezes vencedor da Bola de Ouro atingiu todas as áreas.

O número médio de espectadores nos locais onde o atacante jogou aumentou para 23.240, estabelecendo um recorde de 72.610 espectadores no Arrowhead Stadium, onde o Kansas City Chiefs, da NFL, assistiu ao jogo contra o Sporting Kansas City.

De acordo com a Forbes, o "Efeito Messi" aumentou o valor de mercado do Inter Miami no primeiro ano de vida. O clube da Flórida passou de US$600 milhões em 2023 para US$1 bilhão em 2024.

Na internet, a exposição da franquia subiu a alturas inimagináveis. Antes da contratação do argentino, o Inter tinha apenas um milhão de seguidores. Agora, isso é história e eles são o quarto time esportivo mais seguido nos EUA no Instagram (pouco mais de 17 milhões), atrás apenas do Golden State Warriors, do Los Angeles Lakers e do Cleveland Cavaliers, da NBA.

Estava claro que a chegada do vencedor da Copa do Mundo de 2022 facilitaria o crescimento da MLS, mas, pouco mais de um ano depois, pode-se dizer que ela superou as expectativas dos mais otimistas. Agora, resta saber se o "10" é capaz de levar o Miami à glória, vencendo a liga dos Estados Unidos.